Bebês

Como evitar assaduras: tudo que você precisa saber para proteger seu filho

Veja dicas para cuidar das assaduras do bebê e como prevenir o problema

Publicado em 31/01/2019, às 09h23 - Atualizado em 22/03/2021, às 14h23 por Jennifer Detlinger


Compartilhe:


Uma das coisas que mais preocupam uma mãe de primeira viagem quando o assunto é fralda são as assaduras. A gente sabe que dá a maior aflição ver o bumbum do bebê todo irritado e vermelho. Mas você sabe por que elas acontecem?

Entenda o que são as assaduras do bebê

Conhecidas como dermatite das fraldas, as assaduras são uma reação inflamatória do contato da pele do bebê com outro agente. Como a pele do bebê é muito sensível, acaba se inflamando quando entra em contato com cocô, xixi, suor ou até mesmo um fungo, o sapinho. Além de deixar a pele irritada, vermelha, com ardência, coceira e dor, as assaduras também podem afetar o sono do bebê e a alimentação do seu filho.

Quando a criança está com assaduras, é comum surgir vermelhidão, bolinhas, inchaço e até descamação no bumbum e na virilha. Mas as regiões mais quentes e dobrinhas, como pescoço e a região debaixo do queixo, não escapam dele. As causas para essa irritação podem ser muitas: contato prolongado da pele com fezes e urina, atrito e fricção da fralda ou da roupa, fraldas apertadas e até resíduos de sabonete, lenço umedecido ou amaciantes.

Veja dicas para cuidar das assaduras do bebê e como prevenir o problema

Quando o bebê passa a consumir alimentos sólidos, também existe a possibilidade das inflamações aumentarem, já que a composição das fezes muda. As assaduras acontecem normalmente até os 2 anos da criança, mas são mais frequentes durante o primeiro ano do bebê, entre 6 e 12 meses. Quando as temperaturas estão mais altas, a dermatite das fraldas aumenta.

Como prevenir as assaduras?

É bem simples: trocar com frequência as fraldas do seu filho, de cinco a seis vezes por dia, dependendo da necessidade; higienizar a pele do bebê com os produtos adequados para os recém-nascidos e hidratar bem a região, usando pomadas antiassaduras. Além disso, dê banho com a água na temperatura do corpo, para que o bebê não perca calor. Lembre-se que cinco minutos são suficientes para limpar as partes mais importantes e sujeitas às assaduras.

Uma assadura inicial deve melhorar em cerca de dois dias depois do início do tratamento recomendado pelo médico. O uso de cremes tradicionais usados para prevenir a irritação com base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos costumam solucionar o problema. Mas fique atenta! Se a assadura persistir ou piorar, fale com o pediatra. A irritação pode ser algum outro tipo de infecção que vai exigir um tratamento mais específico. Confira seis dicas práticas para prevenir as assaduras do seu filho:


Palavras-chave
Bebê Família assaduras como cuidar de assadura do bebê como evitar assaduras como evitar assaduras no bebê tratamento para assadura do bebê

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada