Bebês

Como escolher a iluminação do quarto do bebê

Divulgação

Publicado em 17/09/2014, às 13h30 - Atualizado em 14/05/2021, às 07h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A iluminação do quarto do bebê não é um mero detalhe: pode fazer toda a diferença na hora de deixar o ambiente mais aconchegante e o sono do seu filho mais tranquilo. Se você não sabe por onde começar, a gente te dá uma luz.

Posição

De acordo com a arquiteta Letícia Guillon, mãe de Lara, o primeiro aspecto a ser observado é se o ambiente tem forro no teto ou se a luz será instalada direto na laje.

Ambientes que têm forro permitem um jogo de luzes bem bonito. Nesses casos, Letícia recomenda o uso da iluminação indireta, obtida por arandelas e spots colocados no gesso ou no forro, deixando o quarto muito aconchegante sem ofuscar a vista de ninguém. Já os ambientes sem forro podem utilizar luminárias pendentes. O importante é que a luz seja indireta.

(Foto: Divulgação)

Para a designer e proprietária da Mamma Lu Boutique, Luciana Centrone, a luz nunca deve ser colocada em cima do berço, da poltrona ou da cômoda. O correto é usar um abajur próximo à poltrona de amamentação.

O dimmer, aparelho que regula a intensidade da luz, também é uma boa opção, pois além de ser fácil de instalar, traz versatilidade para a mãe, caso ela queria clarear ou escurecer o ambiente, conforme o momento do dia ou da noite. Também existem abajures que regulam a intensidade de luz, o que pode ser mais prático do que instalar o dimmer.

Lâmpada

Também é importante observar o tipo de lâmpada que será utilizada. Letícia recomenda lâmpadas de LED, por causa do custo benefício: são econômicas e não esquentam.

A Phillips lançou recentemente uma lâmpada de LED que permite controlar e personalizar a iluminação, ligar e desligar remotamente e reproduzir cor de fotos na decoração do ambiente. A lâmpada HUE pode ser controlada via smartphone ou tablet (iOS e Android). São três lâmpadas que podem ser instaladas em soquetes comuns. Para utilizá-las, é preciso baixar o aplicativo HUE no smartphone ou no tablet e configurar a lâmpada. Entre as possibilidades de interação, também é possível ajustar o brilho da luz branca ou criar qualquer cor e salvar as combinações de luz favoritas para cada ambiente ou hora do dia.

E quando meu filho crescer

“Caso o layout  do quarto do bebê não seja alterado, o ambiente poderá continuar com a iluminação original. Trocar o berço por uma cama não necessita de uma mudança de iluminação. A não ser que ocorra uma troca nas posições dos móveis, ou seja, colocar a cama encostada em uma parede que tinha iluminação direta (focada para baixo), por exemplo”, esclarece Letícia.


Palavras-chave
Casa e Decoração

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha