Bebês

Colocar para dormir

Com alguns buns hábitos, a tarefa não fica difícil

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Com alguns bons hábitos, essa tarefa não fica muito difícil, não. O segredo é criar uma rotina para a criança e ensiná-la a dormir sozinha e ter paciência para os dias que não der certo. É sucesso garantido!
 

  1. Uma hora antes de a criança dormir, diminua o ritmo da brincadeira. Dê preferência a atividades mais calmas, como a leitura de um livro
     
  2. Quinze minutos antes da hora de ir para a cama, comece o ritual. Leve seu filho da sala para o quarto para que ele saiba que é a hora de dormir.
     
  3. Coloque o pijama. Lembre-se: dormir bem é hábito e só depende de você acostumar seu filho a ter uma boa noite de sono. Escove os dentes dele.
     
  4. Leve a criança para a cama e cante uma música, conte uma história ou reze, o que vocês preferirem. Dê um beijo de boa noite e saia do quarto. A idéia é que criando um bom hábito a criança não acorde berrando no meio da noite. Mas se isso acontecer, entre no quarto, não acenda a luz, chegue perto do berço e fale calmamente que é hora de dormir e não de brincar. E saia do quarto. Claro que depois de  checar se ela não está com fome, dor ou com a fralda suja
     
  5. A iluminação deve ser bem suave, quase escuro,  e a porta pode ficar entreaberta para você ouvir se a criança chamar. Mesmo que no primeiro dia a tática não funcione, não desanime!

Consultoria: Dr. Gustavo Moreira, filho de Antônio Cláudio, pediatra do Instituto do Sono.

Anúncio

FECHAR

Agradecimentos: Vanessa Murray e seu filho João Paulo, que mostraram para nós o ritual deles para dormir bem.

Pais&Filhos TV