Bebês

Brotoejas: como evitar e proteger a pele do bebê desta condição

Getty Images

Publicado em 26/04/2022, às 08h31 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Você já percebeu pequenas manchas vermelhas no corpo do seu filho? Elas são as brotoejas, bastante comuns em bebês. O problema não é grave, nem contagioso, e some após alguns dias. Contudo, pode trazer bastante desconforto para o bebê e, por isso, te ajudamos a entender e tratar ele da melhor maneira possível.

O que são brotoejas?

Brotoejas são pequenas manchas vermelhas que se assemelham com espinhas, causadas pelo excesso de suor e consequente obstrução dos poros. Elas aparecem em regiões que costumam suar mais, como coxas, costas, peito, pescoço e, em bebês, também são comuns no rosto. Elas não são contagiosas.

As brotoejas também podem aparecer em adultos, mas são mais comuns nos bebês. Isso porque eles ainda possuem glândulas de suor pouco desenvolvidas. Por isso, existem alguns fatores que ocasionam o aparecimento de brotoejas, como o uso excessivo de roupas, o calor extremo, febre alta, ambientes quentes e úmidos e suor excessivo.

Essa condição some em apenas alguns dias mas, durante este período, pode ser bastante incômoda para o bebê. Os principais sintomas causados pelas brotoejas são:

O diagnóstico das brotoejas é feito por um dermatologista, que observa a região de irritação e, se necessário, pode pedir mais exames para avaliar o histórico da família e desenvolvimento da pele.

As brotoejas podem ser tratadas para aliviar os sintomas de coceira e irritação (Foto: Getty Images)

Como tratar as brotoejas?

Existem algumas maneiras capazes de garantir que seu bebê sofra menos com as brotoejas. As melhores formas de garantir que seu filho tenha menos irritação e coceira consistem em mantê-lo sempre fresco e afastado de ambientes de muito calor. Além disso, as dicas incluem:

Para a pele do bebê, é necessária uma higienização especial antes do banho na hora de tratar as brotoejas. Por isso, retire o excesso de sujeira com um algodão molhado com água.

Durante o banho, é importante evitar o excesso de sabonete. Além disso, para secar o seu bebê, use uma toalha macia e não esfregue a área afetada. Ah! Se atente sempre com as dobrinhas da pele do seu filho, elas devem estar sempre limpas e secas.

Para isso, você precisa de produtos que sejam capazes de garantir a limpeza do seu bebê sem prejudicá-lo. O Sabonete Dermocalmante Bebê para peles sensíveis da Granado pode te ajudar na hora de dar banho no seu filho afetado por brotoejas. Ele está disponível líquido ou em barra, e não possui parabenos, corantes, perfume, silicones e ingredientes de origem animal. Ideal para tratar a pele do bebê neste momento delicado.


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Pele cuidado Brotoejas pele de bebê

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna

Família

Filha de Renato Gaúcho divulga vídeo emocionante do pai sendo resgatado no RS

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"