Bebês

Brotoeja: quais os sintomas e como tratar

Shutterstock

Publicado em 09/04/2021, às 12h33 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


As brotoejas, que também são chamadas de miliária rubra, podem afetar qualquer pessoa, mas elas aparecem especialmente em bebês e recém-nascidos em épocas mais quentes ou até mesmo por causa do excesso de roupas. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas, que não têm maturidade, ficam entupidas e causam as bolinhas na pele que são tão conhecidas.

Para te explicar um pouco mais sobre o que são essas manchas vermelhas na pele do seu filho, conversamos com o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia dr. Claudio Wulkan, pai de Gabriela, David e Rafael. Veja mais problemas com esse sintoma.

O que causa a brotoeja?

É uma resposta da pele ao excesso de calor, quando as glândulas sudoríparas do bebê se entopem. Isso acontece devido ao suor em profusão, quando os pais envolvem os bebês em roupas quentes ou cobertores, mesmo em época de calor. Além disso, essa doença pode aparecer em bebês após o uso de protetor solar ou loção hidratante em excesso.

Quais são os sintomas?

Onde a brotoeja costuma aparecer no corpo do bebê

As brotoejas surgem por causa do excesso de calor (Foto: Shutterstock)

Como evitar que a brotoeja apareça

Comece resfriando o quarto do seu filho. Se estiver muito calor, aumente a refrigeração do ambiente com o ar-condicionado ou ventilador para baixar a temperatura. No inverno, cuidado para não colocar roupa demais, ainda mais durante à noite, quando as crianças costumam transpirar bastante. Invista em roupas que facilitem a respiração das principais áreas onde a brotoeja costuma aparecer.

Como tratar a brotoeja

Existem maneiras de aliviar o desconforto causado pela brotoeja, mas não um tratamento específico. Como ela tende a desaparecer naturalmente, o melhor remédio é esperar, mas você pode fazer algumas coisas para ajudar seu filho a passar por isso:

Existem pomadas que são indicadas para tratamento, mas é preciso se consultar com um especialista antes. Por isso, sempre converse com o pediatra do seu filho antes de começar algum tratamento e, quando as primeiras bolinhas aparecerem, marque uma consulta para tirar todas as dúvidas e cuidar da pele do bebê de maneira correta e segura.

Quando levar a criança ao médico

Apesar de ser um problema simples, é preciso ficar de olho em alguns sinais e saber quando é necessário levar a criança ao médico para investigar melhor o que ela tem ou entrar com algum medicamento. Fique atento e procure um pediatra se:

Brotoeja é transmissível?

Mesmo que as bolinhas da brotoeja se espalhem pelo corpo, ela não pode ser transmitida de uma criança para a outra. Elas surgem por causa do excesso de suor e entupimento das glândulas sudoríparas, não são infecciosas.


Palavras-chave
Bebê Saúde manchas manchas vermelhas na pele Brotoeja Miliária Miliária rubra

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna

Família

Filha de Renato Gaúcho divulga vídeo emocionante do pai sendo resgatado no RS

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"