Bebês

Brinque e eduque

Conheça alguns brinquedos e objetos que podem ajudar seu bebê a desenvolver suas habilidades motoras

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Aqueles blocos de brinquedo para bebês podem parecer simples demais, mas esse e outros objetos são parte integrante de como a criança entende o mundo a sua volta. Colocando-os em sua boca ou batendo dois deles, ele faz importantes descobertas sobre formato e barulhos. Estimule seu pequeno conversando, cantando e inventando joguinhos que o motivem a explorar ainda mais essas peças.

Móbiles – Do nascimento aos cinco meses

Anúncio

FECHAR

A visão do bebê tem um desenvolvimento gradual durante seu primeiro ano e, por isso os móbiles que ficam acima do berço vão incentivá-lo a concentrar os olhos e aprender a rastrear objetos em movimento. Procure um desses celulares de brinquedo com cores brilhantes e formas geométricas diferentes. Muitos acreditam que o vermelho seja a primeira cor que as crianças conseguem ver claramente, por volta dos 4 meses. Mas cores contrastantes como preto e branco também podem ajudar o bebê a entender padrões diferentes. Formas com linhas afinadas, espirais e miras vão ajudar a segurar a atenção do bebê.

Brinquedos de baixa tecnologia e que fazem sons – Do Nascimento aos seis meses

Bebês amam tudo que faz qualquer som, como brinquedos com texturas que fazem aquele barulho de papel quando está sendo amassado. Procure por brinquedos que façam com que seu filho tenha que sacudir ou fazer um movimento que gere o som – assim ele terá ainda mais curiosidade de explorar e descobrir, diz Adiaha Spinks-Franklin, pediatra de desenvolvimento comportamental no Hospital Infantil do Texas, nos Estados Unidos. Enquanto recém-nascido, ele vai se contentar em ver alguém segurando o brinquedo, mas já em torno dos 3 meses, quando a coordenação começar a aumentar, ele já pode alcançar o objeto, mas apenas aos 4 meses que ele poderá segurar o brinquedo.

Espelhos – Desde o nascimento até quando ele quiser

Para seu bebê, a mudança constante em sua imagem e aquilo que vê no espelho pode ser um excelente brinquedo. “Não é normal que bebês reconheçam seu reflexo até seu primeiro ano”, explica Kathryn Hirsh-Pasek, PhD, autora do livro “Einstein Never Used Flash Cards: How Children Really Learn”, sem tradução para o português. Portanto, a criança vai gostar de ver aquele movimento no espelho. E você também pode ajudar fazendo caras e bocas diante do espelho enquanto ela estiver vendo. E, claro, não se esqueça de não deixar um espelho de vidro na mão do bebê, apenas aqueles de plástico.

Itens de cozinha – Dos seis meses para mais

Dê alguns potes de plástico daqueles que você usa para bater bolo ou guardar a comida que sobrou para a criança e vai ver como ela irá se divertir. Ele também pode bater uma colher de pau em um pote que não quebre para perceber os sons. “Essas primeiras explorações estabelecem as bases para a brincadeira”, diz Dr. Spinks-Franklin.

Para manter seus experimentos seguro, dê à criança apenas itens que não quebrem, sem peças pequenas, cortantes ou removíveis.

Blocos – 9 meses para mais

Se seu filho bater ou juntas dois bolocos, saiba que ele está aprimorando suas habilidades motoras. Porque bebês aumentam suas habilidades com jogos repetitivos, ele pode continuar batendo os blocos que estará aprendendo. Dê blocos de diferentes tamanhos (desde que não muito pequenos) e texturas para ajuda-lo a aprender a mudar a forma de sua mão quando pegar o novo objeto.