Bebês

Bravo! Conheça o festival de teatro para bebês

"O ser humano já nasce capaz de se comunicar", diz curador da mostra

Carolina Porne

Carolina Porne ,Filha de Sandra e Rubens

bebe-aplaudindo

Foto: Shutterstock

É provável que você tenha receio de levar seu filho pequeno a uma peça de teatro; deve pensar que ele vai chorar, não vai prestar atenção na peça, entre outros poréns que nós, mães, conhecemos bem. Mas o que aconteceria se existisse não apenas uma peça, mas um festival inteiro de teatro somente para bebês, com direito a assentos especiais para essa plateia tão exigente, estacionamento de carrinhos de bebês e até apresentações de companhias internacionais?

Pois é, isso existe! Já começou o Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para Bebês, organizado pelo Grupo Sobrevento, uma das companhias de teatro brasileira que mais se apresentou fora do país, justamente por desenvolver esse trabalho tão interessante voltado para o público de 0 a 2 anos. “Todo ser humano é capaz de se comunicar. O que a gente percebe é que existe um preconceito com bebês no teatro; os pais acham que ele não vai se comportar ou não vai prestar atenção. Mas eles entendem tudo!”, afirma Luiz André Cherubim, um dos curadores da mostra, pai dos gêmeos Lourenço e Laura.

Cherubim também reforça que, ao nos deixarmos encantar pela peça de teatro, também adquirimos uma nova perspectiva, vendo o mundo pelos olhos dos nossos filhos. “Ao ter contato com esse tipo de apresentação, percebemos o quanto estamos anestesiados pela vida cotidiana. Os bebês prestam atenção, percebem, sentem. Ir ao teatro com eles é uma forma de nos redescobrirmos”, diz.

Anúncio

FECHAR

Curtiu? Então confira a programação abaixo e aproveite com o seu filho!

 

PRIMEIRO OLHAR – VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS
CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas. Praça São José, 240 – Baeta Neves – São Bernardo do Campo – Telefone: (11) 4125-0582.
Espaço Sobrevento. Rua Coronel Albino Bairão, 42 – a 2 quadras do Metrô Bresser-Mooca, São Paulo. Telefone: (11) 3399-3589.

Ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão (no CLAC) e meia hora antes de cada sessão, no Espaço Sobrevento.
Espetáculo TERRA – GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
8 de julho, às 11h e às 14h – CLAC São Bernardo do Campo
9 de julho, às 14h e às 16h – Espaço Sobrevento – São Paulo
Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota terra. Desenterra os seus segredos, que são as coisas pequenas de que é feita a vida. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar objetos e coisas que lhes são significativas, o texto fala de memória, dos laços afetivos, do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.

Espetáculo Caminhos – Cia. TÍTERES DE MARÍA PARRATO| ESPANHA
15 de julho, às 11h e às 14h – CLAC São Bernardo do Campo
16 de julho, às 14h e às 16h – Espaço Sobrevento – São Paulo
Este espetáculo fala da transformação, da força que reside na fragilidade e da resistência que existe em todos nós, para as mudanças. Pedras ignoradas, folhas mortas, caracóis e sementes que nos esperam em nosso caminho, para nos fazer lembrar que viemos ao mundo para sonhar.

Espetáculo Ser você e ainda ser eu – GRUPO MÃO NA LUVA | SP_BRASIL
22 de julho, às 11h e às 14h – CLAC São Bernardo do Campo
23 de julho, às 14h e às 16h – Espaço Sobrevento – São Paulo

Três atrizes encenam de forma poética a trajetória de nascer, crescer e tornar-se outro. Criada a partir da experiência da maternidade, da observação das relações entre bebês e cuidadores e principalmente do que queremos vivenciar com este público, a encenação delicada e sensível dá-se por meio de objetos simples em um cenário onde acontecem cenas carregadas de poesia.

Atividades paralelas
Mesa-redonda O ator diante do bebê – Com a Cia. Títeres de María Parrato (ESP) e Grupo Sobrevento
14 de julho, às 20h – Espaço Sobrevento – São Paulo

Oficina Folhas, pedras e mãos: em busca do primeiro olhar na criação teatral – Com a Cia. Títeres de María Parrato (ESP)
17, 18 e 19 de julho, das 19h às 22h – Espaço Sobrevento – São Paulo
Inscrições: Envio de carta de interesse para info@sobrevento.com.br

 

Leia também:

Respira, inspira, não pira! 7 jeitos de ajudar seu bebê com problemas estomacais

Despacito para dilatação! Você precisa ver grávidas arrasando no rebolado

Parceiros de crime (e fofura): cachorro ajuda bebê a assaltar a geladeira

Pais&Filhos TV