Bebês

Bom pra tudo! Amamentação favorece até o aprendizado da fala

Aleitamento materno e fonoaudiologia tem mais a ver do que você imagina

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

untitled-design

Já falamos do vários benefícios do leite materno para o bebê, mas você sabia que amamentação também pode estimular a fala? Isso porque fortalece os músculos dos lábios, boca e língua, preparando esses órgãos para o aprendizado. Quem explica é fonoaudióloga Raquel Luzardo, mãe de Gabriel e especialista em linguagem e atendimento infantil. 

Durante a sucção de leite, a mandíbula do bebê está retraída em relação à maxila e a língua está alargada. Os movimentos de rebaixamento e elevação durante o processo de sugar o leite, vão provocar impulsos de crescimento ósseo mandibular.

Anúncio

FECHAR

“Este crescimento incide na diminuição da relação distal com a maxila, favorecendo um correto posicionamento das gengivas para a erupção dos dentes. É este processo gradativo que vai proporcionar o vedamento labial e uma postura adequada da língua”, esclarece a especialista.

A sucção natural é um processo que contribui para o desenvolvimento da mandíbula, favorecendo o crescimento facial, bem como a musculatura facial estará se preparando para adquirir força para mastigar e triturar sólidos, além de apresentar mobilidade de língua, propiciando um tônus muscular adequado que influenciará positivamente na aquisição dos sons da fala.

Leia também:

Quando você realmente não pode amamentar

Mães precisam ser orientadas sobre amamentação logo após o parto

Conheça 18 dicas incríveis sobre amamentação

 

Pais&Filhos TV