Bebês

Bebê de capacete: quando é necessário?

Publicado em 20/05/2017, às 11h05 por Adriana Cury


Compartilhe:


Na última semana falamos sobre trigêmeos norte-americano que marcaram a história da medicina ao nascerem os três com craniossinostose, um tipo raro de assimetria craniana. A condição não é frequente, muito menos com trigêmeos.

Já outros tipos de assimetria craniana são muito comum entre os bebês, mas é pouco falado. Isso acontece, de acordo com Gerd Schreen, pai de Deborah e Christine e médico especialista no tratamento de assimetria craniana, porque a cabeça dos bebês cresce muito rápido nos dois primeiros anos de vida. “Com dois anos de idade, a criança já tem o crânio 90% do tamanho que será vida adulta”, comenta.

Esse crescimento acelerado somado a muito tempo deitado na mesma posição, principalmente nos primeiro meses de vida, pode deixar a cabeça do bebê torta. Com 3 ou 4 meses já para perceber algo diferente.

“A identificação precoce das assimetrias cranianas posicionais é fundamental para que seja possível corrigi-las a tempo”, alerta o médico. Para identificar se o seu bebê tem algo fora do normal, olhar a cabeça (de preferência com o cabelo molhado) de cima para baixo. É importante lembrar, no entanto, que todos nós temos um pouco de assimetria 

Se o bebê tiver alguma alteração (como as da foto), este é o momento de levar ao médico especialista, que vai examinar e medir o grau de assimetria.Se for um grau baixo, dá para tratar apenas com reposicionamento, ou seja, não deixando o bebê deitar sempre na mesma posição e optar por ficar mais com o filho no colo ou no sling.  

É possível obter melhores resultados começando o tratamento entre 3 e seis meses. “Depois disso não é tão eficaz porque o bebê já passa mais tempo em outras posições e sentado, do que deitado”, explica o médico.

Caso a assimetria não seja resolvida apenas reposicionando o bebê quando está deitado ou for de um grau avançado, é hora de lançar mão dos capacetes, que vão moldar a cabeça do bebê enquanto cresce. Os capacetes são feitos sob medida para cada criança.

Leia também:

Assimetria Craniana: entenda o que é e saiba identificar (é mais comum do que você imagina)

Mitos e verdades sobre a cólica infantil

Você já pode me escutar agora? 5 dicas para fazer o seu filho te ouvir


Palavras-chave

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas