Bebês

Bebê com menos de 40 dias de vida é diagnosticada com três doenças congênitas

Tamara Rocha/Arquivo Pessoal

Publicado em 01/02/2022, às 09h58 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Com apenas 40 dias de vida, Maria Valentina recebeu três diagnósticos preocupantes e agora está lutando pela vida.  Quando ainda estava na barriga da mãe, os médicos perceberam que um dos seus rins não funcionava corretamente. Ao nascer, recebeu o diagnóstico de duas doenças congênitas: meningocele e pé torto congênito.

Para os pais da bebê, Tamara Rocha e Augusto Oliveira, a surpresa começou pela própria gravidez. Diante de todo contexto de crise econômica e social, por conta da pandemia da Covid-19, eles não planejavam ter filhos. No entanto, após descobrirem a chegada de mais um membro à família, receberam a notícia com muito amor.

Nos primeiros seis meses, Tamara teve uma gestação tranquila. Ao completar sete meses, a mulher descobriu uma diabetes gestacional e tudo mudou. Sua rotina foi alterada para incluir: acompanhamento médico, alimentação diferenciada e aferição do nível de glicose três vezes ao dia, tomando todos os cuidados necessários para que a Valentina nascesse saudável.

No primeiro trimestre da gravidez, os ultrassons feitos não mostravam nenhum problema. Já no segundo trimestre, alguns meses depois, o médico percebeu um problema no rim esquerdo da bebê, que indicava ser um rim multicístico. Após a notícia, os pais e os médicos resolveram esperar e observar se Maria Valentina iria se desenvolver, apesar da anomalia nos rins.

Chegada de Valentina

Felizmente, Maria Valentina nasceu com 38 semanas, dois dias antes do natal de 2021. Na hora do parto, os médicos presentes na sala de operação notaram os pés curvados, quase formando um coração, além de um “caroço” na coluna, que se chama meningocele.

Valentina nasceu com os pés tortos, formando um coração (Foto: Tamara Rocha/Arquivo Pessoal)

Logo após o nascimento, ela foi encaminhada até uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou cinco dias. Depois desse período, recebeu alta e conseguiu finalmente ir para casa com os pais.

“Aquilo pra gente foi um baque muito grande. Eu não fazia ideia do que era nada, todo mundo ficou muito desesperado. A gente nunca pensa que alguma coisa assim vai acontecer com um filho nosso”, relembram os pais de Valentina em entrevista ao G1.

Quadro Clínico

O pé torto congênito é a alteração dos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé. Já a meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se desenvolvem da forma correta e se projetam para fora, formando um “caroço” nas costas do bebê.

Atualmente Valentina é acompanhada por quatro especialistas: nefrologista, ortopedista, pediatra e neurologista. Ela ainda precisa ser acompanhada por um geneticista e um urologista.

Antes de completar três meses de idade, quando seu corpo estará mais desenvolvido, ela precisa passar por uma série de exames para analisar se vai apresentar alguma outra malformação e apontar os melhores tratamentos indicados.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde diagnóstico Problema Congênito

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar