Bebês

Como fazer: o banho do bebê

No primeiro episódio da série contamos passo a passo como não se perder na hora de dar os primeiros banhos no seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

No primeiro episódio da série Como fazer falamos sobre banho, que costuma gerar muita insegurança nos pais de primeira viagem. Dá medo de o bebê escorregar, afogar. Por isso mostramos passo a passo de como isso deve ser feito.

A estreia no banho

Na maternidade

Anúncio

FECHAR

A estreia dele acontece antes da sua, na sala de parto mesmo, momentos depois de nascer. Retirado de seu ambiente líquido, dentro da barriga, o bebê encontra conforto na água morna. O pai pode viver essa emoção primeiro, chamado pela enfermeira ou até pelo obstetra a segurar a criança na banheirinha hospitalar. Um pouco depois, já no quarto, em algumas maternidades a enfermeira dá uma aula particular de como banhar o recém-nascido: com mãos hábeis, segura o bebê com firmeza. Parece difícil, pensam mãe e pai.

Em casa

Já em casa, é comum a apreensão dominar. Não se sinta covarde se precisar de um ajudante. É normal achar que o bebê vai escorregar e se afogar na banheira. Felizmente, mesmo com toda a falta de jeito, isso não acontece. A tendência é que, banho após banho, a segurança aumente e as coisas se tornem mais fáceis.

Não há problema em banhar o bebê mesmo antes de o coto umbilical cair. O importante é limpar o umbigo com hastes de algodão e um pouquinho de álcool. Só é preciso esperar que a área esteja bem seca antes de fechar a fralda.

Para ficar mais tranquila, separe tudo o que vai precisar para o banho antecipadamente. Tire a fralda e limpe o bebê antes de colocá-lo na banheira. Restos de xixi e cocô podem contaminar a água da banheira se você não fizer uma faxina. 

A banheira deve facilitar a posição da mãe e do pai – estudos mostram que homens que dão banho em seus filhos com frequência estabelecem um vínculo com seus bebês mais rapidamente. Escolha o modelo que mais se adapta a vocês e ao seu banheiro.

Tudo pronto, basta segurar a cabecinha e as costas do bebê com uma mão e lavar o corpinho com a outra. É preciso respeitar a ordem dos fatores.

Inicialmente, lave o rosto, pois a água está totalmente limpa, em seguida, o corpo (primeiro frente, depois costas) e depois um membro de cada vez. A cabeça fica por último, pois como fica para fora da água o tempo todo, quanto menos tempo molhada, melhor. E lembre-se: xampus e sabonetes só os neutros, específicos para crianças. Pronto. Banho dado, criança limpa e cheirosa, sem problema nenhum. Pode parar de tremer. 

Do que você precisa

*Termômetro de banho

*Xampu para bebê

*Sabonete para bebê, de preferência líquido

* Álcool a 70% (para limpar o coto umbilical)

* Hastes de algodão (para o coto e as orelhas)

* Algodão (para limpar os olhos, 

embeba-o em água morna e use um pedaço para cada olho, passando do canto interno para fora).

* Toalha

*Fralda

* Muda de roupa completa

Temperatura

A recomendável é em torno de 35 a 36 ºC. Você pode usar termômetro de banheira ou seu próprio cotovelo: morna, agradável ao toque, é como ela deve estar. Nos dias frios, uma única gotinha, mas só uma mesmo, de álcool na água ajuda a manter a temperatura.