Mais

A arte de dizer não

Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/05/2015, às 19h25 - Atualizado em 20/10/2021, às 07h27 por Redação Pais&Filhos


No livro Crianças Francesas Dia a Dia, a jornalista americana Pamela Druckerman conta, de acordo com suas experiências, as ações do dia a dia das famílias francesas. E, claro, um dos assuntos tratados é o uso do “não” e o clássico de muitas famílias “Sou eu quem decide”. A gente acredita que pai e mãe é quem decide mesmo! Óbvio que o diálogo é sempre bem-vindo, mas a palavra final é dos pais. Mas como falar é fácil e difícil mesmo é agir, a jornalista explica como os pais franceses lidam com isso.

Para eles o simples fato de você repetir para o seu filho a frase “Sou em quem decide”, você já está fortalecendo a ideia. E isso não significa agir de forma grosseira ou fechar o espaço para diálogos, é ser firme. No livro, Pamela elenca dez formas francesas para lidar com os “nãos” e “sins” que você vai precisar dar ao seu filho.

Diga “não” com convicção

Limitar a ação de uma criança não significa limitar seu espaço ou criatividade. Seu filho precisa de certos limites, eles são tranquilizadores para as crianças, mostram que há alguém guiando seu caminho. O não dos franceses convence justamente porque não é dito à exaustão. Eles são ditos quando a situação realmente requer.

(Foto: Getty Images)

Diga “sim” com o máximo de frequência

que puderIsso é parte integrante do item acima. Autoridade pressupõe autorizar. Ou seja, você deve saber dizer os “nãos”, mas, com certeza, deve usar muito mais os “sins”.

Explique o motivo por trás da regra

Você sabe o que é o melhor para o seu filho, ok. Mas, muitas vezes, ele não entenderá o que está por trás de um pedido ou negação. Além de negar, explique o motivo. Mostre as implicações do ato da criança, deixe que ela seja consciente de seus atos.

Às vezes, seu filho vai odiar você

Uma criança faz cerca de 2 mil exigências por dia. E você sabe que não pode nem quer atender a todas elas. Por isso deve dizer “não” às vezes. E quando isso acontecer pode ser (com certeza!) que seu filho não goste e até comece a te odiar. Ouvir isso dói, mas continue em frente. isso não é sinal de que você é um péssimo pai ou mãe.

Desdramatize

Pessoas são muito intensas. Crianças, adolescentes, adultos… E algumas situações são realmente mais complicadas do que outras e num primeiro olhar parece que você precisará fazer daquilo algo grande. Nem sempre. Quando o bicho pegar, tire parte da intensidade do momento com calma ou até humor. É difícil acalmar os ânimos, mas vale a pena no fim da conversa.

Você não está castigando, está educando

Crianças aprontam. Mas nem sempre (ou melhor, quase nunca), precisam de um castigo. O que elas precisam é de educação e isso acontece no dia a dia. Quando, por exemplo, ela está jantando e fala de boca aberta. Você não fará daquilo um caso complexo, mas ensinará que é preciso que ela tenha bons modos à mesa.

Faça os grandes olhos

É isso mesmo. Aquele olhar que dispensa qualquer palavra ou tom de voz, e que qualquer pai e mãe aprende a fazer um dia.

Dê tempo para as crianças cumprirem

Seu filho não é um sentinela e nem você quer isso, correto? Então da próxima vez que pedir para ele fazer algo, dê um tempo para que ele faça e apenas observe, Claro que naquele olhar ele vai sentir a pressão, mas deixe ele entender seu tempo.

Puna raramente, mas dê a devida importância a isso

Uma punição para algo realmente grave acontece. Não é algo corriqueiro e nem deve ser. Se ele aprontou feio, você vai conversar com ele e o ato acarretará em uma sanção negativa: que pode ser desde ficar sem os joguinhos por uma semana ou ficar no quarto um tempo refletindo sobre o assunto.

Às vezes não há nada que você possa fazer

É isso mesmo. Sem culpa. Têm horas que nada dá certo e você vai precisar esperar e entender que educar é uma missão de longo prazo e que requer esforços diários. Você não precisa vencer todas as batalhas.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

MC Loma - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

MC Loma emociona ao contar o que aconteceu com pai biológico da filha: 'Tinha vergonha'