Mais

Brincando sozinho… E feliz

Imagem Brincando sozinho… E feliz

Publicado em 03/08/2012, às 07h00 - Atualizado em 22/10/2020, às 09h30 por Redação Pais&Filhos


Criança quietinha é criança doente. Certo? Errado! Essa máxima que sua avó passou para a sua mãe, e você provavelmente já incorporou, pode fazer sentido, mas nem sempre é verdadeira. O mais comum, claro, são as crianças arteiras, que deixam qualquer um de cabelo em pé. Por isso, quando elas não fazem bagunça ou não interagem com os amiguinhos, a gente se preocupa.

Se esse é o caso do seu filho, a boa notícia é que é normal, sim, criança mais quietinha e que não se envolve em várias atividades. “Tudo depende da personalidade, que pode ser introvertida e introspectiva. Afinal, são  aceitáveis adultos mais quietos, qual o problema das crianças também serem?”, aponta  a psicóloga e psicopedagoga Nívea Maria de Carvalho Fabrício, mãe de Sidney e Vanessa.

Mas atenção: isso não quer dizer que ele não brinque, pelo fato do seu filho ser quieto. Todas as crianças brincam. A diferença é que as mais tímidas preferem brincar sozinhas, ou com um ou dois amigos. De fato, Nívea aponta que crianças mais introvertidas tendem a usar mais a imaginação e a criatividade, justamente por não saírem por aí correndo e gritando. Pode apostar que lá no cantinho deles, estão vivendo altas aventuras.

Essa timidez costuma ser detectada apenas no ambiente escolar. Isso porque, antes disso, elas têm pouco contato com outras crianças, geralmente irmãos e primos, relação onde é mais fácil a interação. Depois que elas entram na escola, local em que passam a maior parte do dia, tendem a ficar um pouco isoladas, ou se unirem com apenas um coleguinha.

Camila, filha da advogada Maria de Lourdes, sempre adorou festas e reuniões de família e vivia pra lá e pra cá com as primas. Porém, quando entrou no primeiro ano na escola, não se soltou como os pais esperavam. “Nas reuniões, ficava aflita quando os professores diziam que ela não se integrava ao grupo. Com o tempo, o colégio foi se adaptando a Cacá. Hoje eu aceito que ela é tímida, e acho isso lindo.”

Cabe aos professores e coordenadores observarem esse comportamento, manter os pais informados e trabalhar para que as crianças quietas não sejam engolidas pelas extrovertidas ou tenham o seu desempenho prejudicado.

Tímida x apática

Embora seja absolutamente normal uma criança ser quieta (sim, conforme-se!), você deve reparar em alguns aspectos para ter certeza de que isso não é consequência de uma doença.

“Uma criança apenas quieta participa de uma ou outra brincadeira, apesar de nunca estar na liderança da bagunça, e parece confortável na situação. Já uma criança apática nunca participa. Ela pode até ter vontade, mas não consegue, pois não tem energia”, diz o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, pai de Yuri, Bruna e Giovana.

Nesse caso, é preciso levá-la ao pediatra e explicar a situação. É provável que haja deficiência de algum nutriente, e, por isso, a criança esteja com anemia. Outras doenças mais graves como hipotireoidismo também causam apatia. Além disso, alguns problemas psicológicos também podem contribuir com essa falta de energia, como a depressão e a baixa auto-estima. Fique de olho.

Se o seu filho sempre foi agitado e bagunceiro e repentinamente passou a permanecer mais quieto, não deixe de verificar com o médico se está acontecendo alguma coisa.

Estimular x respeitar

Uma criança quieta pode precisar de um empurrãozinho na hora das atividades, tanto em casa quanto na escola. É importante também que novos amiguinhos, alunos e situações sejam apresentados para que ela se sinta confortável.

“Eu sempre recomendo que se respeite a personalidade da criança. Vamos envolvê-la no que ela precisa ser envolvida e se houver dificuldades de socialização”, ensina Nívea.

O importante é avaliar se o seu filho se sente bem sendo quietinho e participando pouco. Se a resposta é sim, desencana! Quem disse que todo mundo tem que ser extrovertido?


Palavras-chave

Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho