Recém-Nascido

Polvos de crochê ajudam bebês prematuros

Tratamento começou na Dinamarca e já está se espalhando pelo mundo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

octo9

(Foto: Divulgação)

Esses pequenos polvos que você vê nas fotos com os bebês não são apenas brinquedos fofos. Eles representam algo muito mais importante. Feitos de crochê, os tentáculos dos bonecos dão conforto aos prematuros, que sentem mais seguros nas incubadoras.

Os tentáculos também lembram o cordão umbilical, o que faz os bebês lembrarem de quando ainda estavam na barriga da mãe e ficarem ainda mais tranquilos. O recurso começou a ser usado em 2013 na Dinamarca, denominado como Octo Project  (Projeto Polvo, em tradução livre).

octo6

(Foto: Divulgação)

A equipe neonatal do Hospital Poole, em Dorset, na Inglaterra, também estudou o tratamento e descobriu que os prematuros que tiveram contato com os polvos de crochê tinham tinham batimentos cardíacos mais regulares, respiração melhor, e níveis mais altos de oxigenação em seu sangue

Anúncio

FECHAR

São tantos benefícios que o polvos que ajudam prematuros estão se espalhando pelo mundo e, claro, pelas redes sociais. Além de na Inglaterra e na Dinamarca, o tratamento está sendo usado na Suécia, Noruega, Islândia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália e até no Brasil.

O projeto está sendo encabeçado pela ONG Prematuridade (Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros) e algumas mães de prematuro, inclusive, já aderiram ao tratamento.

octo3

(Foto: Divulgação)

Leia também:

10 coisas que você precisa saber sobre bebês prematuros

Colo de mãe traz mais benefícios para prematuros do que incubadoras

Prematuros internados em UTI ganham fantasias de Halloween incríveis

Pais&Filhos TV