Recém-Nascido

Cuidados com o umbigo do seu filho: passo a passo e sem segredos!

É mais fácil do que você imagina, e nem dói

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Depois do nascimento, o cordão umbilical torna-se o coto, um pedaço de tecido que tem entre dois e três centímetros, que costuma escurecer, secar e cair em um período de duas semanas. Essa parte do umbigo é apenas pele morta, já sem circulação sanguínea, ou seja, o bebê não sente nada quando essa parte do corpo é manuseada. Então pode limpar sem medo!

Além de não doer, cuidar do coto é mais simples do que parece. A região precisa ser limpa com algodão e álcool 70% a cada troca de fraldas, para evitar a contaminação do coto com as fezes. Na hora do processo, levante o coto, com a ajuda de um cotonete, espalhe o álcool começando pela base e, então limpe a volta toda, até sair toda a secreção.

Não se assuste se sangrar um pouco, é normal1 Além disso, depois que o coto cai, você pode perceber uma leve mancha de sangue na fralda do bebê, o que também não é motivo para preocupação. Apenas continue com a limpeza até a cicatrização completa. Pronto, é simples assim cuidar do umbigo do seu filho!

Anúncio

FECHAR

Leia também:

Cuidados com umbigo do recém-nascido: não precisa ter medo!

Saiba dez coisas sobre os bebês que você nem imaginava

Chega de dúvida! Explicamos o que é a hérnia umbilical

Pais&Filhos TV