Gravidez

5 perguntas sobre cuidados com os seios

Às vezes, amamentar não é nada fácil, mas algumas dicas podem ajudar bastante nessa importante tarefa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

cuidados com os seios 

Como se preparar?
Durante a gravidez já é possível preparar os seios para a amamentação. A primeira dica é evitar o uso de hidratantes, óleos ou sabonetes nos mamilos, pois a hidratação em excesso deixa a pele muito fina, facilitando as rachaduras. Outra medida importante para deixar os mamilos mais fortes é passar uma bucha vegetal neles durante o banho, de duas a três vezes por semana.  O banho de sol, pelo menos uma vez por dia durante 10 minutos, também é recomendável, pois isso ajuda a pele a ficar mais espessa.

 Por que aparecem as rachaduras?
Elas acontecem, principalmente, quando a pegada do bebê é incorreta. Por isso, é essencial que a mãe escute as orientações do médico e da equipe de enfermagem para posicionar a cabeça e a boca do bebê de maneira adequada.  O ideal é que a boca do dele cubra todo o mamilo e aréola da mãe durante a mamada. Também deve haver muita atenção ao padrão de sucção do bebê, já que ele pode pegar certo, mas não sugar. É importante ainda que a mulher evite que a pele ferida encoste no sutiã – para isso, conchas protetoras são muito úteis.

Anúncio

FECHAR

 O sangramento impede a amamentação?
Os mamilos começam a sangrar quando as rachaduras são muito profundas, mas, normalmente, isso não impede que a mãe continue amamentando. Entretanto, é muito importante procurar a avaliação do médico para saber se há presença de pus no mamilo, o que pode levar a uma infecção chamada mastite.

 Quais produtos podem ser usados para melhorar as rachaduras?
Em casos específicos, algumas pomadas estão liberadas para serem utilizadas no mamilo e na aréola evitando o aparecimento de fissuras, principalmente os produtos a base de lanolina. Porém, é importante conversar com o médico para que ele possa indicar o melhor produto para o seu caso. É sempre bom lembrar também que o leite é um cicatrizante natural, então, após amamentar não é necessário limpar ou lavar as mamas. A mãe pode deixar um pouco de leite escorrer e aplicá-lo com o dedo na região que está lesionada, deixando-o secar naturalmente.

 Como lidar com o empedramento?
Em geral, o empedramento do leite acontece quando a mãe permanece muito tempo sem dar uma das mamas, por isso, é importante oferecer sempre as duas para o bebê. Comece com uma, passe para outra e vá sempre alternando, evitando que o leite fique parado e comece a empedrar.

Fontes: Dra. Erica Mantelli, médica ginecologista e obstetra; Miriam Leal, enfermeira obstetra do FEMME Laboratório de Mulher.