Criança

Xixi saudável! Saiba como cuidar da saúde renal das crianças

Neste ano, o Dia Mundial do Rim alerta para prevenção ainda na infância

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

É importante que a criança evite o consumo excessivo de sal para prevenir doenças renais (Foto: Shutterstock)

É importante evitar o consumo excessivo de sal para prevenir doenças renais (Foto: Shutterstock)

Muitas vezes esquecida, a saúde dos rins dos nossos pequenos também pode apresentar complicações e merece cuidados especiais. Pensando nisso, a prevenção renal em crianças é o tema deste ano do Dia Mundial do Rim, celebrado dia 10 de março.

Leia mais:

Entenda a Síndrome Nefrótica

Anúncio

FECHAR

Sintomas podem indicar doença renal em criança

Quando levar as crianças ao urologista?

Infecções e doenças mais sérias como estreitamento da uretra (canal por onde sai o xixi), refluxo da urina (quando o xixi volta da bexiga para os rins) e tumores podem fazer com o que rim perca a capacidade de filtrar o sangue, provocando o acúmulo de toxinas e impurezas no organismo. Além da saúde, isso afeta até o desenvolvimento na escola e no relacionamento com a família e amigos porque as crianças podem ficar irritadas.

Causas

Essas complicações podem ser causadas tanto por doenças hereditárias, quanto por repetidas infecções urinárias. Para saber se o seu filho está passando por problemas desse tipo é preciso ficar de olho em inchaços no corpo e vômitos frequentes. “Até problemas ósseos, anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial são alguns dos sintomas que indicam a necessidade de avaliação renal nas crianças”, alerta o pediatra especialista na saúde dos rins das crianças Arthur Ricardo Wendhau-sen.

Estimular os pequenos a beberem água é fundamental para prevenir problemas nos rins (Foto: Shutterstock)

Estimular a beber água é fundamental para prevenir problemas nos rins (Foto: Shutterstock)

 Prevenção

 De acordo com Marcos Alexandre Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim, uma das organizações que apoiam o Dia Mundial do Rim, começar a prevenção deste quadro desde a infância é a melhor opção. Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e ficar sempre de olho na pressão arterial nas consultas de rotina das crianças a partir dos três anos podem ajudar a evitar doenças. “Controlar o consumo excessivo de sal, muito presente nos salgadinhos, sucos de caixinha e outros produtos industrializados, e beber bastante água água também são dicas fundamentais para prevenir infecções nos rins das crianças”, indica o especialista.

Dia Mundial do Rim 2016

 Para marcar a data com o tema “A Prevenção Renal começa na Infância” diversas ações de prevenção em escolas, parques e locais de circulação de público infantil serão realizadas pelo país. Em São Paulo, o local escolhido para um evento especial sobre o assunto foi o Parque Ibirapuera. No sábado (12), a partir das 9h serão distribuídos folhetos informativos e as crianças e pais poderão medir a pressão arterial em tendas de saúde, além de participar de atividades lúdicas para entender o sistema urinário.

No mesmo dia,será realizada uma campanha de conscientização dentro do Parque Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Já no Rio de Janeiro, quem destaca a importância da prevenção das doenças renais é o ponto turístico mais querido da cidade, o Cristo Redentor, que será iluminado às 18h30 com as cores azul e vermelho.

Descubra como substituir o sal por outros ingredientes nas refeições

Tudo o que você precisa saber sobre água