Pais

Você merece se cuidar! 6 dicas para incluir na rotina agitada

Meta para 2017: colocar você em primeiro lugar!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

dicas

(Foto: Shutterstock)

Pensar em você em primeiro lugar não é nada fácil, principalmente para as mães mais ocupadas. Por isso, é preciso fazer algumas escolhas, mesmo que isso signifique sair um pouco da sua zona de conforto. E acredite: é possível se sentir saudável, linda e vivendo uma vida feliz, tudo isso acompanhado da família e da carreira. O segredo? Uma vida equilibrada que traga consequências sobre o seu corpo, a sua mente e a sua alma. Siga as dicas abaixo:

1. Bora mexer o esqueleto

Você pode estar querendo se exercitar com mais frequência ou apenas querendo movimentar um pouco o corpo. Para isso, escolha atividades que tragam motivação e façam com que o exercício se torne uma rotina! Pode ser uma aula de ioga ao ar livre ou uma corrida no parque.

Anúncio

FECHAR

E lembre-se: acrescentar um elemento divertido, como uma dança na sala com os filhos ou andar de skate deixa tudo mais fácil.

2. Coma muito, muito bem

Alimentos saudáveis abastecem melhor o nosso corpo. “É normal colocar as necessidades dos filhos antes das suas”, admite Sara Haas, da Academia de Nutrição e mãe de uma filha de 4 anos. “Mas você precisa se nutrir com comidas de qualidades e que façam bem ao seu corpo. É claro que tem consequências para os seus filhos também: você está servindo de exemplo!

Que tal ser vegetariana uma vez por semana? Ou então começar a comprar produtos orgânicos? Beba água em vez de refrigerante. E pense alguns minutos sobre os planos de alimentação da semana para fazer refeições rápidas e ao mesmo tempo saudáveis.

3. Fique sempre conectada

Não deixe o seu dia a dia superatarefado acabar com o seu tempo para a família e para os amigos. Tente sair à noite toda primeira sexta-feira do mês ou planeje sempre um café da manhã de domingo com os amigos.

4. Coloque a sua saúde na agenda

Com certeza, os seus filhos não perdem os checks-up anuais. Então, seja exigente o mesmo tanto com a sua saúde. Você já deve ter ouvido muitas histórias sobre mulheres que ignoravam os sinais que o corpo dava e acabaram com doenças sérias. Então, programe check-ups anuais, exames de sangue, mamografias, consultas em dermatologistas e por aí vai…

5. Faça do sono a sua prioridade

Geralmente as mães ficam presas à frase “fazer as coisas depois das crianças dormirem”. Mas Alon Avidan, diretor do Centro de Doenças do Sono, avisa que “estudos indicam que a falta crônica de sono tem consequências para a saúde”. “As pessoas que dormem menos de seis horas podem levar ao aumento do apetite e, portanto, aumento do peso e aumenta do risco de depressão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2”, adverte Alon. Antes de dormir, procure evitar muita comida, bebidas alcoólicas, conversas muito emocionantes ou beber cafeína e fumar.

6. Esteja conectada a você mesma

Como mãe, é fácil ficar presa à rotina da vida familiar. Mas como evitar? Persiga os seus hobbies, escreva um diário, faça meditação… Busque atividades que te façam feliz e que te deem forças para continuar sendo a mãe, mulher e trabalhadora que você é!

Leia também: 

Mãe ouve que não pode ter filho e trabalhar e dá resposta poderosa

Cuidar da pele deixa você mais bonita e relaxada

Cuidados com o umbigo do seu filho: passo a passo e sem segredos!