Pais

4 dicas para você ter a sua própria horta dentro de casa já!

Você nem vai precisar de precisa de tanto espaço assim

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Ver vegetais colhidos direto da horta de casa é uma delícia, mas só pode quem tem muito espaço, certo? Errado! Uma parede e boa vontade são os únicos pré-requisitos para uma bela horta vertical.

Dica 1: o que você vai plantar e por quanto tempo vai durar depende da quantidade de sol que bate no lugar escolhido. De acordo com a paisagista Carol Costa, filha de Paulo e Bia, o mínimo que as plantas pedem são quatro horas de sol por dia. Mas até esse ponto dá para reverter. “Com menos que isso pode ter uma horta também, mas as plantas vão ficar feias antes da hora, então tem que consumir logo”, diz.  Ainda assim, esse “antes da hora” é muito mais tempo que a duração de um vegetal fresco guardado na geladeira.

Dica 2: a maioria das ervas têm ciclo anual, contando desde a sementinha germinar até a planta morrer naturalmente. Se você comprar uma muda adulta e cultivá-la em um vaso com pouca iluminação, ela pode durar de 15 dias a dois meses.

Anúncio

FECHAR

Dica 3: fora isso, vale lembrar que as plantas são seres vivos e, por isso, morrem. Assim como humanos, água e comida são essenciais para não antecipar o fim. A rega depende do tipo de cada planta. E sobre a comida… “Não interessa se a planta vai ficar com você um ano ou 15 dias, ela precisa de adubo”, explica. No mais, é usá-las na cozinha, sem pena!

Dica 4: Cuidado com a estrutura! Você pode fixar sua horta em paredes ou pendurá-las no teto. Nos dois casos você deve prestar atenção na segurança. Como os vasos vão estar cheios de terra, tenha certeza de que o peso esteja bem distribuído pelos parafusos de fixação.

Caso tenha ficado alguma dúvida, olha só essas cinco regras de ouro para a sua horta:

1. Não misture plantas de características diferentes;

2. Sempre toque a terra antes de molhar;

3. Adube sempre sua horta;

4. Não tenha mais plantas do que você dá conta;

5. Coma sua horta!

Leia também:

Conheça os alimentos que você compra uma vez e replanta para sempre

Plantando pra colher

Já comeu algum alimento orgânico hoje?