Notícias

Uma boa causa

Imagem Uma boa causa

Publicado em 24/10/2013, às 15h27 - Atualizado em 17/06/2015, às 12h33 por Redação Pais&Filhos


A APAE de São Paulo está com uma campanha de arrecadamento (crowdfunding), por meio do site Juntos.com.vc, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a ampliação de um de seus principais projetos de prevenção da Deficiência Intelectual: a Cozinha Especial.

A gente já visitou a Cozinha Especial.

Leia a matéria sobre o espaço “Comer bem mesmo com Fenilcetonúria”

A Cozinha Especial desenvolve alimentos com baixo teor de proteínas para pessoas com doenças metabólicas detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, uma doença pode levar à deficiência intelectual, se não for controlada por meio da dieta restritiva.

A campanha se encerra no próximo dia 1º de novembro e a meta é arrecadar R$ 35 mil. Com o montante arrecadado, a Organização pretende investir no projeto de ampliação da estrutura da Cozinha Especial por meio da aquisição de novos equipamentos, aumentando sua capacidade de produção, para doar cestas básicas especiais às pessoas com fenilcetonúria em alta vulnerabilidade social.

Em pesquisa realizada pela APAE DE SÃO PAULO, constatou-se que, de seus 320 pacientes em tratamento, 140 são de famílias nesta condição. Cruzando a incidência da fenilcetonúria com a taxa de natalidade no Brasil, estima-se que, todos os anos, nasçam aproximadamente 290 bebês com fenilcetonúria e que necessitam desse atendimento diferenciado.

A APAE DE SÃO PAULO é a única Organização no país a oferecer este serviço. Qualquer pessoa pode colaborar. As doações são a partir de R$15 e devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.juntos.com.vc/apaesp.

Sobre a Cozinha Especial

A Cozinha Especial da APAE DE SÃO PAULO foi implantada em 1996 para produzir alimentos a pessoas com doenças metabólicas sem cura, detectadas no Teste do Pezinho, cujo tratamento consiste em dietas isentas de proteínas como fenilcetonúria, homocistinúria, leucinose, acidemia isovalérica, acidemia propiônica e acidemia metilmalônica, que podem ter como consequência a Deficiência Intelectual, comprometendo a qualidade de vida da pessoa. Também se beneficiam destes produtos, pessoas com outras doenças como defeitos do ciclo da ureia, doença celíaca, intolerância à lactose, alergia a proteína do leite de vaca, insuficiência renal e hepatopatias, devido a sua composição nutricional isenta de glúten e lactose. São produzidos biscoitos doces e salgados, pães, bolos, macarrão, entre outros, disponíveis no Empório da Organização.

Como funciona na prática

As pessoas que quiserem fazer as doações devem acessar o site www.juntos.com.vc/apaesp, e seguir o passo-a-passo. Caso o montante não seja arrecadado até o prazo estipulado, os valores doados são devolvidos aos doadores.  Se a meta for alcançada, a APAE DE SÃO PAULO recebe todo o valor, executa o projeto e continua prevenindo milhares de crianças da Deficiência Intelectual.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos que há 52 anos promove a prevenção e a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e a atividade laboral produtiva, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em crianças triadas. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11 5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para [email protected].

Sobre a Juntos.com.vc

Juntos.com.vc é uma organização sem fins lucrativos que possibilita o financiamento coletivo de projetos com impacto social de ONGS e de empreendedores sociais, por meio de uma plataforma de crowdfunding com a ajuda financeira de pessoas e empresas que se identificam com as mais diversas causas.

PreviousNext

Palavras-chave
Notícias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"