Notícias

Sofá irresistível

Imagem Sofá irresistível

Publicado em 12/11/2013, às 18h24 - Atualizado em 19/06/2015, às 14h53 por Redação Pais&Filhos


Você passaria no teste do sofá? Calma, não é sobre isso que a gente está falando… É sobre cansaço! Quando você chega em casa, tem disposição para fazer outras coisas como exercício físico, brincar com os filhos, sair com as amigas, ou só quer saber mesmo é de se jogar no sofá e ficar ali quanto tempo puder? Pois é, se sua resposta é que você só quer mesmo saber de ver TV, e que está muitíssimo cansado para fazer outras coisas, está entre 98% da população brasileira.

Uma pesquisa inédita do IBOPE feita com internautas de todo o país revelou que 98% da população se sente cansada (em algum nível de 1 a 5, que vai de “pouco” a “muito” cansado). E entre a porcentagem que se revelou no nível máximo de cansaço, as mulheres são maioria: 66% delas contra 54% dos homens.

Pois é, tem muita gente cansada por aí, especialmente da região Sudeste, enquanto na região Sul as pessoas se revelaram menos cansadas.

Um dado surpreendente é que acima dos 40 anos a disposição é maior do que nos jovens.

De onde vem tanto cansaço?

Entre as razões que levam à exaustão, o estresse foi apontado como o maior inimigo da disposição – 70% disseram estar cansados por causa dele, seguidos por 45% dos que revelaram estar cansados por falta de condicionamento físico, 33% por problemas pessoais, 32% por alimentação inadequada, 22% por acomodação e preguiça, 21% por problemas no trabalho, e 12% por problemas de saúde (a soma dá mais de 100%, pois os entrevistados poderiam dar mais de uma resposta.)

É de assustar, mas nem dormir e descansar resolvem. Pois é, 2 em cada 3 pessoas disseram acordar indispostas e cansadas. Ou seja, é uma sensação que nos acompanha ao longo de todo o dia, especialmente às tardes (citada por 36% dos entrevistados).

Uma das causas mais “generalizadas” que as pessoas citam em relação ao assunto é a qualidade de vida que foi considerada ‘regular’ por quase metade dos entrevistados (46%), Ruim (10%), Péssima (1%) – e ótima (4%) ou boa (39%).

As consequências

O cansaço, por si só, é chato. Mas, vamos combinar, ele nunca vem sozinho… Entre as consequências apontadas pelo IBOPE, estão o abandono de tarefas, a mudança de humor e a alteração na frequência da vida sexual. A pesquisa mostrou que 44% dos brasileiros deixam “às vezes” de fazer alguma coisa por estar cansados (apenas 9% disseram que nunca deixaram de fazer nada por causa disso). Ademais, 40% disseram não fazer absolutamente nada quando chegam em casa, embora quisessem fazer (entre as atividades perdidas e mais desejadas estão a atividade física, estudar e fazer coisas para hobby, como brincar com filhos ou sair com amigos).

O mau humor aparece depois de um dia cansativo. As pessoas da classe A são as que têm seu humor mais modificado pelo cansaço – e entre os jovens (de 20 a 40 anos) é mais recorrente esta alteração. Pois é, mais uma vez, os mais velhos se sentiram menos atingidos.

Sexo é uma das consequências chatas que a sensação geral tem causado: 45% dos entrevistados disseram já ter ‘sentido dor de cabeça’ e desistiram de transar, preferindo cair na cama sem segundas intenções. Dessa vez, os jovens foram menos influenciados que os mais velhos.

A pesquisa feita pelo Ibope entrevistou online integrantes do CONECTAí, painel do IBOPE Inteligência. São homens e mulheres, de 18 a 64 anos, de classes ABCD, residentes nas principais capitais do país. A amostra foi de 1.499 entrevistas, representativas da população brasileira de internautas, com margem de erro de 3 pontoscom 95% de confiança


Palavras-chave
Matérias

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe