Notícias

Sem desculpa pra pular o café da manhã

Imagem Sem desculpa pra pular o café da manhã

Publicado em 11/09/2013, às 17h07 - Atualizado em 19/06/2015, às 13h53 por Redação Pais&Filhos


O café da manhã é a refeição mais importante do dia para todo mundo. No caso das crianças, que precisam de mais combustível para brincar e estudar, mais ainda. Após cerca de oito horas em jejum, o corpo precisa repor as energias.

Se você se sente culpada se seu filho pula essa refeição, não está sozinha: 87% das mães gostariam que os filhos tivessem uma alimentação mais saudável e 77% concordam que o café da manhã é uma refeição muito importante para o desempenho escolar, segundo pesquisa da Nestlé, realizada pela MarketTools, com 207 mães de crianças com idades entre 6 e 15 anos.

Acontece que ter energia é de total importância para que seu filho consiga acompanhar bem a escola. “Se não comer pela manhã, a tendência é que a criança não consiga manter a atenção, o que dificulta o aprendizado. Além disso, o mau humor, sonolência e fraqueza provêm da baixa quantidade de açúcar no sangue”, conta o pediatra Moisés Chencinski. Tanto para atividades físicas quanto cerebrais, essa refeição é essencial para o aprendizado.

Só que a gente inventa mil desculpas para justificar que o filho pule a refeição, é ou não é? Reunimos as desculpas mais comuns e mostra como resolver o problema. Que tal começar a mudar de hábitos amanhã cedo. Ou melhor, hoje à noite? Veja como:

A desculpa

“Não tenho tempo para tomar o café da manhã”

A solução

Prepare a mesa no dia anterior e ponha o despertador pra tocar mais cedo. Tente reservar pelo menos 30 minutos para comer à mesa com o seu filho. Dessa maneira, você pode orientá-lo para que ele tenha uma alimentação saudável e ainda ter um tempinho a mais em família.

A desculpa

“Se tomar café, ele não almoça”

Solução

Se a criança come às 10h, não sentirá fome ao meio-dia. Procure estabelecer uma rotina para que ele acorde mais cedo e tenha pelo menos três horas de intervalo entre uma refeição e outra. Se o almoço sai meio-dia, o ideal é topar o café no máximo até as 9h.

A desculpa

“Ele só come porcaria e não quer saber das frutas”

A solução

Compre alimentos saudáveis para que ele se acostume desde cedo e não incentive alimentos que contenham gordura – que são mais saborosos. Lembre-se de que o seu filho vai comer o que estiver à mesa! Monte pratos coloridos e ofereça outras opções: se não quer a banana, tente uma saladinha de frutas ou espetinho de morango e uva.

A desculpa

“Saio cedo e a babá é quem cuida”

A solução

Combine uma rotina de alimentação com a sua babá, para que controle os horários e defina o que será preparado nas refeições. Assim, você consegue estabelecer a rotina de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e o lanche antes de dormir. Estabeleça os horários e o que servir.

A desculpa

“Ele come na escola e não consigo controlar a rotina”

A solução

Converse com a direção da escola sobre a alimentação e mostre a dieta oferecida pela instituição ao pediatra – tanto do horário das refeições como o que será servido para o seu filho.

Cardápio básico

O consumo de alimentos saudáveis aumenta o índice glicêmico e contribui para a produção de energia, mas não exagere na quantidade de carboidratos.

– Copo de leite

– Pão integral com queijo

– Fruta

Consultoria: Moisés Chencinski, pai de Renato e Danilo, é pediatra e membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo e do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, www.drmoises.com.br


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

O homem foi preso - (Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP/TV Globo)

Família

Homem mata filha, transporta corpo em caixa e o queima para atingir ex-esposa

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino