Notícias

Ponto de Equilíbrio

Imagem Ponto de Equilíbrio

Publicado em 29/05/2013, às 10h31 - Atualizado em 16/06/2015, às 13h22 por Redação Pais&Filhos


Raquel Escobar mãe de Gabriela participa da campanha Culpa,Não! O tema do mês de Maio é  “Culpa por deixar a criança na creche”  se você também quiser participar siga anossa página no Facebooke mande um depoimento sobre o tema do mês para[email protected].  

Sou mãe da Gabriela que está com 1 ano e 3 meses, minha gravidez foi ótima: planejada, tranquila e pude manter a rotina do trabalho e de casa até o nascimento da Gabi.

Tinha um trabalho bem agitado, fazia gerenciamento de produtos médico e viajava com frequencia para todo Brasil.

Ao engravidar ficou claro para mim que precisaria mudar essa rotina, ou pelo menos diminuir a frequencia dessas viagens, o que na verdade eu não sabia é que esse amor maior que eu não me deixaria confortável em ficar distante tão cedo, afinal, era apenas um bebe, que alimentava-se exclusivamente de meu leite materno.

No sexto mês de gestação comecei a programar a contratação de uma babá, isso porque sou fisioterapeuta respiratória e sabia bem o quanto a exposição dos bebês nas creches poderia aumentar as chances de doenças.

A Gabi nasceu e foi lindo como sonhava !!! Nos primeiros 2 meses tive total suporte de meus pais, que não moram na mesma cidade e na sequencia contratei a Babá. Ela praticamente me auxiliava, pois eu fazia questão de cuidar de minha filha integralmente. Quando a Gabi estava com 4 meses descobri que tinha APLV (alergia a proteína do leite de vaca) e com isso foi ainda maior a minha cobrança em amamentar e cuidar dela. Amamentei até os 11 meses, fiz restrição total de leite e derivados durante esse período (aliás, só um amor de filho para dar coragem a essa restrição rsrs).

Ao voltar da licença, a Gabriela com apenas 4 meses e meio, o que eu mais temia aconteceu…eu teria que voltar com toda dedicação a minha rotina intensa de viagens a trabalho. Voltei para casa respirei fundo e encorajei a decisão de sair da empresa e buscar outra onde eu trabalhasse somente em SP capital e felizmente isso foi mais fácil do que eu esperava. Pedi as contas e iniciei  em outra empresa com a Gabriela aos 6 meses.

Bom, parecia está tudo OK até eu perceber que ao sair de casa, não sentia paz, tinha medo muito medo em deixar minha filha aos cuidados de uma pessoa estranha que ficaria sozinha com ela em minha casa.

Conversei com minha mãe que por ser Pedagoga me pontuou todo lado positivo da escola. Respirei fundo, a cabeça a mil, aquela confusão de idéias, mas enfim, com a Babá era fato que não deixaria mais. Fiz rapidamente uma pesquisa e por sorte um dos berçarios referencia em SP ficava próximo a minha casa.

Pedi apoio na empresa que eu acabara de entrar e fiz os 10 dias de adaptação. A Gabriela rapidamente se adaptou, foi uma época fácil novembro cheio de feriados, dezembro 20 dias de férias coletivas.

Voltamos em janeiro e minha rotina no emprego começou a ficar puxada, o contrato de atender SP já não era bem assim…já estava eu na ponte aérea SP-RJ, pegando estrada outro dia para Valinhos e minha filha…que tristeza em período integral na escolinha e essa culpa não saia do meu peito.

Tentei por mais dois meses, e vi que não era para mim. Decidi parar, sim, eu que trabalho desde nova! Difícil decisão, mas, com isso retomei meus grandes projetos.

Hoje deixo ela meio período na escola e não tenho CULPA NENHUMA, sabe por que??? Porque a escola socializa, ensina e  interage. Não é um local frio e sem afeto como muitos criticam. Decidi pensar não só com o coração, mas, com a razão e percebi que ela tem o direito de frequentar um ambiente com outros bebes e isso vem sendo mega positivo! 

E enquanto ela está na escola dedico-me ao Projeto de Doutorado, que havia deixado em segundo plano, faço pontualmente consultoria de negócios para empresas do ramo médico e o restante do tempo?? MÃE dedicada e sem culpa!!!

Consegui encontrar um ponto de equilíbrio. Aprendi que posso cuidar de mim e dela, que me ensina a ser melhor a cada dia!


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"