Notícias

Os nomes mais comuns no Brasil

Imagem Os nomes mais comuns no Brasil

Publicado em 25/10/2013, às 20h01 - Atualizado em 16/06/2015, às 13h41 por Redação Pais&Filhos


Você sabe quais são os nomes mais comuns no Brasil? Se você pensou em João e Maria, pensou certo. Estes dois nomes como Antônio e José nunca saíram de moda, segundo pesquisa da revista Superinteressante, que ranqueou os 50 nomes mais comuns por aqui. Mas no geral os nomes preferidos do Brasil variam em cada época e podem ser baseados nas pessoas que fazem história. Por exemplo, entre os anos 60 e 70 foi a única época em que o nome Edson estava entre os mais escolhidos, bem quando Pelé vivia o ápice de sua carreira.

Veja nosso guia de nomes

Nomes como Sebastião, Benedito, Rosa e Joaquim costumavam ser muito comuns para as crianças nascidas entre 1920 e a década de 50. Mas depois disso deixaram de ser escolhidos. Sebastião, por exemplo, estava como terceiro nome mais escolhido nessa época. Hoje em dia não se escuta mais falar em recém-nascidos com este nome. Já João, se manteve como o segundo nome mais escolhido durante décadas, ficando um pouco menos popular nos anos 2000.

Mas há os novos nomes, que antigamente nem passava pela cabeça das pessoas. Rafael apareceu entre os anos 80 e 90, sendo o primeiro nome mais escolhido em 1990, e até hoje é o preferido de muitos pais. Já Ricardo, entra na lista na década de 70, mas logo já saiu de moda e não voltou mais.

Entre as décadas de 30 e 50, quando o rádio atingia o auge no Brasil, muita gente se baseava nas vozes famosas para nomear seus filhos. Exemplo disso é que o nome Dalva cresceu 130%, e fazia referência a Dalva de Oliveira, do Trio de Ouro, artista popular da era do rádio. E Neusa aumentou em 231% por causa de Neusa Maria, “a voz do rádio”.

Outros nomes de famosos tiveram sua época de fama de acordo com os artistas que ganhavam o público. Roberto, Silvio, Simone e até mesmo Isabella, mais recentemente, por causa da fama do filme norte-americano Crepúsculo. Mas teve quem perdeu a popularidade e levou o nome consigo. Fernando não era nada popular na década de 90 por causa do ex-presidente Fernando Collor.

Em 2012 os nomes femininos mais comuns foram: Sophia, Julia, Isabella, Alice, Manuela. E os masculinos: Miguel, Arthur, Davi, Gabriel e Lucas, que é um dos mais comuns desde os 90 até hoje.

Na revista você pode conferir um gráfico com os 50 nomes mais comuns desde a década de 20 até os dias de hoje. Além de saber qual a época em que cada um era mais comum, chegando a ser o mais escolhido ou desaparecendo. Segundo a Super Interessante, é possível contar a história de um país com nomes que escolhemos para os nossos filhos.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro