Notícias

Entenda o veto das propaganda de leites artificiais, mamadeiras e papinhas

Imagem Entenda o veto das propaganda de leites artificiais, mamadeiras e papinhas

Publicado em 04/11/2015, às 16h38 - Atualizado em 09/10/2020, às 14h45 por Redação Pais&Filhos


Durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que aconteceu nessa terça-feira, em Brasília, a presidência da república vetou por decreto qualquer tipo de propaganda de leites artificiais, mamadeiras, papinhas, fórmulas, produtos farináceos e chupetas em qualquer veículo de comunicação. A medida tem como principal objetivo diminuir o uso de produtos industrializados na amamentação e deixar mais segura a utilização de produtos para crianças de até 3 anos.

O decreto, que regulamenta a lei de 2006, entra em vigor na data de publicação no Diário Oficial. O documento também estabelece várias orientações para a comercialização desses produtos. “Amamentação e alimentação saudável desde pequenininho resultarão em crianças com desenvolvimento mais elevado, mais capazes de bem conduzir o nosso país no futuro. São eles que merecem nossa atenção, nosso cuidado, sobretudo, nossa luta e nossos compromissos”, disse a presidente Dilma Rousseff durante a conferência, cujo lema principal foi “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Também estão proibidas a aplicação de descontos, doações de brindes e exposições especiais dessas mercadorias em supermercados. O uso de imagens infantis, fotos lúdicas e desenhos também estão proibidos, assim como as palavras “baby” e “kids” escritas na embalagem, que deve informar a imagem adequada para cada produto e um alerta sobre a importância da amamentação.

As marcas terão 1 anos para se adequar às regras, com risco de multa de R$ 1,5 milhão  e interdição dos produtos caso haja descumprimento da lei. Mamadeiras, chupetas e tudo o que tiver bico também precisa informar sobre o prejuízo que o uso desses produtos causa à amamentação. Lembrando que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês sejam amamentados até os seis meses, exclusivamente, e que continuem com o leite materno até os dois anos, pelo menos. A expectativa é que 13% das mortes de crianças de até 5 anos diminua no mundo com o aleitamento materno.

A 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reuniu 2 mil pessoas, entre elas representantes de povos e comunidades de todos os estados, além de indígenas, quilombolas, população negra, e povos de terreiro, para debater políticas públicas sobre alimentação.


Palavras-chave
aleitamento

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”