Notícias

Educação online

Imagem Educação online

Publicado em 22/11/2013, às 16h57 - Atualizado em 15/06/2015, às 10h44 por Redação Pais&Filhos


O Google anunciou nesta quinta-feira, 21, o lançamento do seu novo canal de educação em português, o YouTube Edu. Nesse novo espaço educativo, o internauta terá acesso a mais de 8 mil videoaulas de professores brasileiros de diversos lugares do Brasil. Para começar, o canal será voltado exclusivamente para alunos do ensino médio com aulas de Português, Matemática, Química, Física, Biologia etc. Segundo os criadores, a partir de 2014 o canal irá apresentar outros conteúdos de outros níveis escolares, além do superior.

No canal Youtube Edu, os professores foram selecionados por especialistas da Fundação Lemman, que é parceira do projeto. Apesar disso, o portal possui uma chamada aberta para que outros professores e canais compartilhem seus conteúdos para que possam ser avaliados pela equipe de curadores.

Com o lançamento do canal, o Brasil se torna o segundo país a receber o projeto de um portal exclusivo de educação dentro do ambiente do YouTube, seguindo o pioneiro Estados Unidos, que ganhou uma página como esta em 2009. Com o canal, os usuários terão acesso a vídeos diversos em um só lugar, além de serem altamente confiáveis, por terem sido selecionados e atestados por profissionais. Dessa forma, alunos e professores trabalham com plataformas educativas terão à disposição uma seleção pronta de aulas que podem ser assistidas em casa ou visualizadas em sala de aula.

“Não nos preocupamos com formato. Pode ser uma aula divertida, gamificada, com lousa ou com o professor tocando violão. A ideia não era essa, pelo contrário. O melhor formato e como gosta de aprender é um critério pessoal de cada aluno ou usuário. Nos preocupamos principalmente com o fato dos conteúdos estarem corretos e organizados”, explica Denis Mizne, diretor da Fundação Lemann.

O canal

O YouTube Edu dividiu os vídeos selecionados não apenas por matérias (Biologia, Física, Português, Matemática e Química), mas também por assuntos. Assim, o usuário pode selecionar os temas das disciplinas que mais interessam. Por enquanto, são cerca de cinco temas por cada matéria.

Alguns professores e instrutores escolhidos são conhecidos pelos alunos, como Paulo Jubilut, do canal Biologia Total e Cesár Medeiras, ou simplesmente Nerckie – como é apelidado na rede – , são alguns dos professores mais populares da web que tiveram vídeos selecionados para participar no YouTube Edu. Além disso, nessa primeira fase, também foram selecionados conteúdos de canais e plataformas como a Aula Livre, o Descomplica e o Khan Academy.


Palavras-chave
Matérias

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar