Notícias

Conheça a história da menina que nasceu sem ossos

Janelly

Publicado em 07/10/2015, às 12h36 por Redação Pais&Filhos


Janelly

No último trimestre da gravidez de Janet Amador, quando sua filha Janelly tinha cerca de 25 semanas, algo deu errado. Um das etapas fundamentais do desenvolvimento do bebê é o endurecimento das cartilagens, que ajudam na formação do esqueleto. O problema é que os ossos de Janelly nunca chegaram a se desenvolver. Passaram-se vários meses de seu nascimento, nos Estados Unidos, até que os médicos percebessem que algo estava fora do normal.

Peso e crescimento

“Desde que ela nasceu, senti que ela não era normal”, disse Janet ao programa da BBC Countdown to Life, apresentado pelo médico Michael Mosley. “Comecei a notar a partir das três ou quatro semanas de seu nascimento. Ela não crescia, não ganhava peso”. Como Janelly nasceu sem ossos, os médicos pensaram que ela não passaria do primeiro aniversário.

No começo, a menina ficava paralisada na cama, sem se mover e conectada a máquinas. Os pais contaram que, uma vez, os médicos disseram que ela tinha poucas horas de vida. Eles chegaram a solicitar que um estúdio de fotografia tirasse suas últimas fotos.

O problema

A enfermidade de Janelly é uma variação grave de hipofosfatasia, transtorno genético hereditário que afeta mais ou menos um em cada 100 mil bebês nascidos vivos. A severidade varia, mas muitos casos são letais.

No caso de Janelly, há um gene é defeituoso que fez com que sua cartilagem flexível não se convertesse em osso duro. “Ela esteve perto da morte muitas vezes”, afirma a mãe. “Nos disseram que o melhor seria desconectá-la das máquinas”, disse à BBC o pai, Salvador Martinez. Antes que essa difícil decisão fosse tomada, os médicos souberam de um novo medicamento em teste na Austrália.

Nove anos depois

Há sete anos, a médica Jill Simmons cuida de Janelly. Naquele momento, o remédio em fase de teste era a única saída para salvar a vida de Janelly. O desenvolvimento normal dos ossos é um processo que dura até a adolescência. Por isso, os médicos esperavam que o novo medicamento conseguisse estimular o corpo de Janelly a desencadear a formação dos ossos.

Janelly aos 18 meses

Após seis meses de espera, uma radiografia revelou que o medicamento havia cumprido a função da proteína que o corpo da menina não podia produzir naturalmente e a menina começou a desenvolver ossos.”A radiografia é uma das coisas mais milagrosas que já vi como médica”.

Dois anos depois, os pais já conseguiam sentir os ossos dos dedos de Janelly, que antes eram moles. Agora, Janelly já tem nove anos. Ela usa uma cadeira de rodas e sua altura não corresponde a sua idade, mas seus ossos não pararam de crescer. O tratamento continua e os médicos acreditam que ela continuará progredindo e terá uma vida longa.

Janelly em suas cadeiras de rodas


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”