Notícias

Comer bem mesmo com fenilcetonúria

Imagem Comer bem mesmo com fenilcetonúria

Publicado em 06/06/2013, às 08h17 - Atualizado em 03/03/2021, às 10h01 por Redação Pais&Filhos


“O alimento é bastante relacionado ao prazer. E é nisto que a gente pensa, nessa ‘ponta’ da produção que são os bebês e as crianças que sentem fome também”. Quem fala é a nutricionista Carla Biancha Gonçalvez, mãe do Enzo e do João Proni, coordenadora da Cozinha da “Divina Dieta”, produtora de alimentos voltados para as crianças detectadas com Fenilcetonúria. Talvez você já tenha sido apresentada a ela nas garrafas de refrigerante diet, que contêm fenilalanina, que não pode ser consumida por quem tem o problema..

A Fenilcetonúria, apelidada “Fenil”, para simplificar, é uma doença hereditária rara causada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima, que impede a metabolização adequada da proteína (aminoácido) fenilalanina. A doença pode ser descoberta pelo Teste do Pezinho e, quando não é detectada precocemente, pode causar alterações no sistema nervoso, levando à deficiência intelectual – irreversível.

Quando o alimento é veneno

O tratamento da Fenil é feito durante toda a vida e não consiste em medicamentos ou injeções. Nada disso. É apenas pela alimentação. Isto porque o corpo do Fenilcentonúrico não metaboliza a proteína, que se acumula no cérebro. Pois é, a esperada digestão não acontece e as proteínas (animais e vegetais) vão para o cérebro, destruindo neurônios. É por isso que, se não cuidada, a criança pode ficar totalmente debilitada intelectualmente.

Com o Teste do Pezinho, o bebê aqui na APAE de São Paulo vai ser encaminhado para o tratamento e cuidado pela Carla e sua equipe, que tem técnicos de nutrição, cozinheiras, voluntários. “Cada caso é um caso, por isso temos de analisar a sensibilidade daquela criança à fenil. Isto independe da idade, do peso ou da medida. É diferente das necessidades nutricionais, que são de acordo com a idade da criança”, explica a nutricionista. “Depois de analisarmos tudo isso: necessidade nutricional, de crescimento, de desenvolvimento e a sensibilidade da fenil, a gente faz uma dieta específica para aquela criança. Nós colocamos tudo, todas as medidas e quantidades que ela pode ingerir diariamente. Que é pouco, infelizmente”.

A Cozinha Especial e a Divina Dieta

Na Divina Dieta, a Carla e sua equipe da cozinha preparam alimentos os mais próximos possíveis do real. Com o estudo e a tecnologia, desde 1996, são produzidos alimentos como chocolate, salsicha, espetinho, coxinha, bolos, pães, brigadeiro, macarrão. “Alguns dos alimentos são muito próximos ou quase iguais aos que comemos, como a coxinha. É de palmito, praticamente a mesma coisa, uma delícia. Outras, são bem diferentes, como a salsicha, que é feita de beterraba. Mas, eles já nascem nesse contexto, não sabem o gosto do alimento. E gostam muito, tem sua dieta complementada”, conta Carla.

A nutricionista enfatiza que a dieta deve ser seguida rigorosamente, sem tirar nem por. “Tem mães que, de preocupadas, não dão os alimentos para os filhos. Aí, eles chegam aqui com a taxa de fenil estável, mas não cresceram e não engordaram. Ou seja, o desenvolvimento é prejudicado e o risco de uma desnutrição é alto”, conta.

Por isso, a equipe da APAE é preparada para explicar tudo o que as mães precisam saber para a alimentação saudável e diversificada dos filhos. Com os produtos da Divina Dieta, a diversidade é possível, uma vez que a dieta básica do fenil é baseada em frutas, legumes, verduras e arroz (pouco). “Ninguém vive de arroz e tomate. É chato! Tem mãe que só sabe dar um tipo de comida. Então, a criança se entope de batata frita, porque batata ‘pode’. Mas, veja, tudo tem sua medida e não é saudável para a criança comer só um tipo de comida. Nem saudável, nem gostoso”.

Uma dieta para muitos

Os alimentos preparados aqui são especiais e servem, além dos fenilcetonúricos, pessoas com a Doença Celíaca (que não podem comer nada que contenha glúten) e pessoas alérgicas e intolerantes à proteína do leite. Na cozinha, só entram alimentos permitidos para que não haja contaminação cruzada.

Como grande parte das mães atendidas pela APAE de São Paulo é carente, a Divina Dieta faz cestas com alimentos certos para um mês de dieta, que são doados graças a parceiros e doações. “Tem mães que chegam aqui grávidas de um presidiário, conhecido do marido preso da amiga. Elas falam ‘Ah! Ele disse que o filho é meu’. Entende a situação? Cuidar de uma criança já é difícil, uma criança fenil exige mais… agora, imagina uma mãe dessas, sem nível cultural, totalmente carente e sozinha? Atendemos várias com situações assim”, conta Carla.

Os produtos são vendidos em um empório na APAE de São Paulo – e vão para todo o Brasil. “Todos os produtos que fazemos, vende. As mães fazem tudo para que os filhos comam coisas gostosas, que matem a fome e que ‘enganem o cérebro’, ou seja, que se sintam incluídos, que estão comendo como todos. Imagina a alegria da mãe ao poder comprar um ovo de páscoa para o filho? Um panetone?”, lembra. “Não tem preço! Elas compram bastante o pão, pirulitos… Tudo o que as crianças possam comer e poder sentir prazer que, afinal de contas, a comida proporciona a todos nós”.

PreviousNext

Palavras-chave
Notícias

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”