Mais

Viver é escolher, o tempo todo

Imagem Viver é escolher, o tempo todo

Publicado em 16/10/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


Escolher a escola do filho não é fácil, não. Mas não é fácil mesmo! Todo ano a gente faz essa matéria especial, normalmente nessa época, e é sempre a mesma constatação: o tempo passa, o tempo voa, as ofertas são cada vez maiores. Mas esse exercício de seleção é complicado sempre.

Adoro quem tem critérios claros, que sabe o que quer e vai na certeza. Eu, quanto mais a Antonia cresce, menos certezas tenho! Mesmo com relação à escola. O mundo está mudando tanto,  tão rápido, a revolução tecnológica virou tudo de cabeça para baixo, aí não temos como escapar daquela pergunta que não quer calar: as escolas estão acompanhando essas mudanças todas? Ainda tem sentido aquela classe com lousa e carteira? Como estas nossas crianças estão sendo estimuladas a aprender?

Por outro lado, não estamos todos loucos, sobrecarregados, esperando que a escola faça o papel que é nosso, o papel de pais? Ouço muito falar dessa terceirização da educação e fico apavorada. Já vi em reunião de escola uma mãe  perguntando se a filha deveria ou não tomar Toddynho antes de dormir… Ah, francamente! Pior que é daí pra mais.  Cada loucura que a gente vê, ouve falar… Nossa! A gente podia deixar pra lá, achar que não é com a gente, mas não adianta, né? Fico é bem preocupada, isso sim!

Sim, é difícil escolher a escola do filho. Muito. Estamos falando do futuro deles  e é muita responsabilidade, sim. Sim, sim, sim, mil vezes. A palavra é essa mesmo: responsabilidade! Responsabilidade que é nossa, exclusivamente nossa.

Que nasce quando nos tornamos pais. Fico impressionada com essa infantilização generalizada que parece acometer muitos pais e mães, que não querem ser "chatos", que acabam se omitindo de seu verdadeiro papel. Escolher pelo filho, educar, guiar, inspirar, passar valores e segurar a barra!  Não sei que escola você escolheu ou vai escolher; não sei que critérios você vai usar, espero que nossa matéria te ajude, mas vou insistir nessa tecla: não espere que a escola faça o que é a sua parte. Não pense que a escola vai educar seu filho, porque não vai mesmo. E ainda bem que é assim!

Ter filho é a melhor coisa do mundo, a gente não tem a menor dúvida. E educar dá trabalho. Trabalhão! Precisa de atenção, muita atenção. O tempo inteiro. Precisa de amor. Muito. Que faz a gente ter paciência principalmente com a gente mesmo, pra poder conviver com tantas mudanças. Mas acho que antes de tudo precisa consciência. Consciência do que a gente representa na vida desses seres que a gente colocou no mundo. Pois é, viver é escolher o tempo inteiro, não tem jeito. Lembro-me de uma velha canção do Walter Franco que dizia assim: "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Pois é, serve bem nesse assunto de ser pais, não serve?

É isso. Que a gente tenha força e paz para encarar essa nossa tarefa. E alegria, muita alegria. Porque sem humor (no seu sentido mais amplo), sem bom humor e sem leveza, não dá, não… E essa parte da alegria a gente pode ficar bem tranquilo: os filhos nos dão muita, de qualquer jeito. Pelo menos, se a gente não fizer muita besteira, né?


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe