Mais

Ítalo-bahiano

Imagem Ítalo-bahiano

Publicado em 03/05/2012, às 07h00 - Atualizado em 13/12/2022, às 08h26 por Redação Pais&Filhos


Felipe Andreoli tem muita história de família pra contar, desde a mãe que veio da Bahia em pau-de-arara, à tradição dos Luizes do lado paterno.

Posso dizer que sou uma mistura de baiano e italiano. A família de meu pai, os Andreoli, é uma daquelas típicas italianas: todo mundo falando alto, dando risada, comendo e se amando e se odiando com intensidade. Meus avós, dona Gerusa e Dr. Luiz (médico) se amavam muito. Vovô Luiz morreu muito cedo, com 55 anos. Eu, assim como meu pai e todos os primeiros filhos, herdamos o nome dele. Meu pai é só Luiz e eu Luiz Felipe, com Z, vale ressaltar.

Já minha mãe, Edileuza Guimarães, saiu do interior da Bahia, naqueles caminhões pau-de-arara. Minha vó, dona Valda, se irritou com as peripécias amorosas de meu avô, Seu Epifanio, pegou suas tralhas e se picou para o interior de São Paulo, Araras, onde conheceu meu “segundo” vô, o Ezequiel.

Meus pais se casaram comigo na barriga.  Quando eles se separaram, eu tinha apenas 4 anos e meu irmão, Roberto, 6 meses. Hoje minha mãe é casada com o Dalberto, o Dal, que muito me ensinou. Já meu pai teve mais 3 casamentos, e teve minha linda irmã, com um nome bem Andreoli: Luiza.

Dona Edy sempre foi liberal e parceira. Tenho certeza que eu e Beto temos muito respeito pelas mulheres por causa das longas conversas que tínhamos sem reservas com mamãe.
Meu pai, assim como eu, também é jornalista. Ele sempre trabalhou no jornalismo esportivo e os eventos sempre acontecem no fim de semana. Como queria muito estar ao lado dele, ia passar o dia nos estúdios da TV Globo e depois Bandeirantes, onde curiosamente trabalho hoje.

Minha relação com o Beto e com a Luiza é muito boa. Eu e Beto vivíamos grudados e as brigas eram inevitáveis, principalmente porque somos muito competitivos. Mas a gente sempre se amou muito e somos tutores um do outro. Luiza é a nossa pequena, e mesmo ela tendo quase o meu tamanho e sendo um mulherão, continua sendo a nossa nanica.

Recordo-me de passagens bacanas da minha infância. Quando meu padrasto tinha uma folga, íamos até a praia, e ele tinha um iate lindão – a Aluada – e a gente ia passear de barco pelas ilhas de Ubatuba, me sentia um máximo!

Outra lembrança muito forte que tenho com meu pai é de quando a gente ia comer num restaurante em São Bernardo, chamado Demarchi. Era um salão imenso, um ambiente barulhento, lotado e a especialidade da casa era risoto de frango e polenta. Eu odiava ir até lá, mas depois de comer, o passeio valia a pena.
Acredito que as principais qualidades que tenho vêm dos meus pais. E os defeitos também… A integridade, honestidade, o companheirismo com a esposa, ser um bom colega com os parceiros de trabalho, e – acima de tudo – ser feliz, que é o mais importante de tudo.

Eu e a Rafaella estamos casados desde o ano passado, e claro, queremos ter filhos, pelo menos dois. Ninguém é perfeito, mas acho que meus pais nos educaram muito bem. Espero que eu possa passar os mesmos valores para os meus filhos: educação, gentileza, integridade, e dedicação e amor no que se propõe a fazer. Creio que é por aí. Daqui uns 2, 3 anos, acho que estou pronto para a aventura de ser pai.

Felipe Andreoli, filho de Edileuza e Luiz, é jornalista e apresentador do programa CQC, da TV Bandeirantes.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer