Mais

Escovação animada

Imagem Escovação animada

Publicado em 21/11/2011, às 22h00 por Redação Pais&Filhos


Todo dia na hora de dormir é a mesma coisa – os pais perguntam ao filho: “Já foi ao banheiro?”, “Escovou os dentes?” O problema é quando a criança faz aquele rodeio para responder à segunda pergunta e os pais já percebem que a resposta é “não” e que a hora da escovação vai ser bem complicada.

Claro que a higiene da boca deve começar antes mesmo do nascimento dos dentes. A mãe, o pai ou a babá já pode limpar a gengiva do bebê com um dedal. Quando a criança já se habitua desde sempre a fazer a higiene bucal, ela não vai ter tanta resistência em aceitar depois a escova de dentes  na boca, não vai encarar como um objeto estranho ou agressivo. Segundo o odontopediatra Daniel Korytnicki, um bom momento para começar é quando a criança está relaxada: “A hora do banho, quando geralmente a criança está feliz e brincando, pode ser um momento adequado para limpar sua boca”, afirma.

Por volta dos quatro anos, quando a criança já tiver idade suficiente para segurar a escova e fazer a higiene oral com a ajuda de um adulto, é hora de começar a incluir a escovação em sua rotina diária. Antes de tudo, crie um ambiente próprio para que ela se sinta à vontade quando for escovar os dentes, com um banquinho para que ela possa alcançar a pia, escova de dentes de seus personagens preferidos, tipo do Ben 10 ou do Cocoricó, uma toalha bonita, um copo divertido para fazer o bochecho…

Tudo isso cria o ambiente ideal para que o seu filho associe o momento de escovar os dentes a algo prazeroso. Tudo pronto? Invista então em um bom exemplo. Leve o seu filho quando você vai escovar os seus dentes. Explique para ele o que está fazendo em cada passo: colocando a pasta na escova, escovando os dentes, escovando a língua, fazendo o bochecho, usando o fio dental e o enxaguante bucal. Depois de uma ou duas “aulas” já dá para convidar a criança a fazer a higiene bucal junto com os pais; um mostra como é e o outro vai ajudando a segurar a escova, a alcançar os dentes de trás… “Deixe a criança brincar com a escova. Não se preocupe se ela morde e destrói as cerdas em poucos dias. Depois da brincadeira, utilize uma escova diferente – e em boas condições – para higienizar os dentes dela”, ensina Korytnicki. E nada de creme dental quando ela estiver com a escova. Quando for o adulto que estiver conduzindo a escova, paciência, porque provavelmente o primeiro ímpeto da criança vai ser o de devorar a pasta de dente. Tudo bem, é só colocar uma porção bem pequena sobre a escova, escolher uma pasta com um gosto agradável para o seu filho e, muito importante, nada de flúor! Depois de deixá-lo desbravar a pasta e a escova por uns minutos, é hora de botar ordem na casa e ir escovando os dentes da criança com a ajuda dela, seguindo aqueles passos básicos: primeiro coloca a pasta na escova, escova os lados dos dentes de maneira circular, faz o bochecho…  

Consultoria: Daniel Korytnicki, pai de Marcos e Andréa, odontopediatra, tel.: (11) 3845-6272  Mariana Taliba Chalfon, mãe de Ian e Helena, mestre em psicologia clínica pela PUC-SP  Triana Portal, mãe de Michaela, Psicoterapeuta, especialista em Psicologia Clínica pela USP, tel.: (11) 3749-0342


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"