Mais

Caretas como nossos pais

Imagem Caretas como nossos pais

Publicado em 02/06/2011, às 21h00 - Atualizado em 26/03/2022, às 12h16 por Redação Pais&Filhos


Lincoln descobriu um outro lado seu depois do nascimento da filha: mais conservador, responsável e altruísta

Anna foi muito desejada e amada, mesmo antes de ser concebida. Talvez por isso, ela seja tão carinhosa, tão feliz e cheia de vida. Contudo, quando mais jovens, a maioria de nós, homens, quer evitar filhos a todo custo e, por fim, o que prevalece é o desejo de nossas esposas. Quando chegam ao mundo, a princípio uma grande dose de medo nos assola, mas ao mesmo tempo e miraculosamente, uma dose de energia, amor e uma perspectiva totalmente diferente da vida nos invade e nos transforma.

O casamento com filhos é totalmente diferente. Não existe mais aquela saudade das baladas e da liberdade típica dos solteiros. Tudo deve ficar para trás. A carga de responsabilidade é enorme e inexorável, mas é ela que faz com que percebamos a importância que passamos a ter. Mesmo a nossa presença na sociedade passa a ter uma nova dinâmica. É como finalmente fazer parte de algo.

Creio que descobri ser um conservador, ou mais conservador do que pensava. O núcleo familiar tão fora de moda quando eu era adolescente no final dos anos 70 passa a ser fundamental. Os rituais de batismo, aniversários, domingos com os avós e festas natalinas parecem marcar melhor a passagem do tempo e dar mais colorido e significado à vida. Nosso círculo de amizades passa a girar em torno de casais com filhos da mesma idade. Amigos da praça, dos parques, da escolinha… Até de bairro mudamos.

Fomos de uma região cheia de cinemas, teatros, boates e restaurantes para um bairro familiar, onde as pessoas se encontram nas ruas, nas praças e na padaria. Não acho que o amor por um filho seja aquele que chamam de incondicional. Ele pode ser chamado de egoísta até. Afinal, trazemos ao mundo, que não é nenhum paraíso, alguém que depende totalmente de nós e, mesmo quando bebês, parecem nos olhar com compaixão, como que nos perdoando.

Falar sobre o dia a dia na criação de um filho e na árdua tarefa que isso representa seria repetitivo. Melhor seria falar da imensa recompensa que temos em aprender a finalmente sermos tolerantes, pacientes e voltarmos a entrar no mundo de fantasia e faz de conta que havíamos esquecido em algum lugar dentro de nós e no passado, para poder entender e ajudar nossos filhos.

Ou então falar da admiração com que eles nos olham de vez em quando, como se fôssemos seus heróis, e do prazer que isso nos dá. Do carinho espontâneo com que eles nos presenteiam, das coisas simples, como passear pela rua de mãos dadas para que todos vejam, das pequenas e das grandes conquistas, das frases complexas que aprendem com a gente e com os outros. Ensinar-lhes e desejar que eles não precisem mais de nós, talvez seja a maior exigência de superação desse amor, que antes era egoísta e se transforma aos poucos em altruísta.

Lincoln Fruchi, pai de Anna, de 4 anos, é cirurgião dentista e sócio administrador da Blinc Odontologia


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais