Mais

Aventura em Brotas

Imagem Aventura em Brotas

Publicado em 04/07/2011, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Pai e filhas aproveitam o final de semana para curtir a adrenalina da capital nacional dos esportes radicais

Por Daniel Japiassu, pai de Carol, Duda e Babi

São somente 22 mil habitantes, mas outros 140 mil turistas todos os anos. Brotas, a 240 quilômetros de São Paulo, investiu, na última década, em adrenalina para todos os gostos e é considerada a capital nacional dos esportes de aventura. E o que é melhor: tem excelente programação para toda a família.

Boia-cross, arvorismo, tirolesa (de mais de 60 metros de altura, o chamado Voo da Águia), rapel, rafting, canyoning (em cachoeiras de até 50 metros de altura), cavalgadas e muitos outros esportes fazem parte do dia a dia dos aventureiros em Brotas. É tudo muito seguro e organizado, e as equipes de apoio das agências locais são divertidíssimas – treinadas para lidar com aventureiros de todas as idades.

Confira as imagens da viagem!

Estive na cidade com minhas filhas Carol e Duda, de 9 e 7 anos, e elas adoraram. Ficamos num hotel-fazenda chamado Areia Que Canta (sim, ela canta de verdade, é incrível!), que tem muitas atividades para as crianças, comida gostosa feita no forno à lenha e apartamentos muito confortáveis. Lá era o nosso quartel-general, onde nos abrigávamos depois de horas e horas de emoção.  

A cidade conta com boa estrutura de pousadas e hotéis urbanos e rurais, espalhados por fazendas e sítios da região. Para curtir todas as atividades sem se preocupar com horários, o melhor é ir de carro (como fizemos), porque os principais points de esportes radicais são afastados do centro – e a maior parte das agências oferece transporte apenas para os esportes aquáticos, como rafting, boia-cross e duck.

Antes de se aventurar, é importante se localizar. Pegue um mapa em qualquer agência de turismo (elas ficam, quase todas, na Avenida Mário Pinotti, bem perto da praça da Matriz) e programe-se. As agências costumam informar e orientar o turista, combinando as atividades para que possam ser aproveitadas por inteiro. As atrações mais conhecidas ficam ao longo da estrada municipal Brotas/Patrimônio, e uma das referências para quem segue nessa direção é a Igreja de Santa Cruz, abrigo da imagem de Nossa Senhora de Brotas, que deu nome à cidade.

[!page]

Depois de um dia todo dedicado à adrenalina, a vontade é voltar para o hotel. Mas dê uma chance aos restaurantes da cidade – principalmente o Brotas Bar (www.brotasbar.com.br) e o Cine São José (www.cinesaojose.com.br). Carol e Duda aprovaram os menus infantis. Outra dica legal de passeio noturno é o Centro de Estudos do Universo (www.fundacaoceu.org.br), que ensina astronomia com muita interatividade.
Tudo no lugar ajuda o passeio. Indo de carro, pare de vez em quando para apreciar o cenário da Chapada Guarani, da qual também fazem parte os municípios de Analândia, Itirapina, São Carlos e Torrinha. É belíssimo, e a região ainda conserva uma série de casarões do período do café, nos anos 20 e 30 – alguns abertos à visitação. Atualmente, a cidade é cercada por laranjais e canaviais, por isso um certo aroma adocicado no ar.

Brotas é mesmo perfeita para a aventura em família. Depois de alguns dias, você vai se perguntar por que demorou tanto para ir pra lá.

Plano de voo

As dicas de Daniel, Carol e Duda para aproveitar a viagem sem sustos!

– Experimente os esportes aquáticos durante a manhã. Depois do almoço a concentração de borrachudos fica intensa.
 Quando fizer as malas, capriche no estoque de protetor solar e repelente.

– Leve apenas roupas leves para as trilhas, de preferência com roupa de banho por baixo, porque as cachoeiras costumam surgir do nada!

– Na hora de enfrentar os esportes aquáticos, prefira um tênis velho ou uma papete – que não voltará para casa…

– Não se esqueça de levar uma mochila para usar durante os passeios.

Pacote família em Brotas
Duas diárias no Hotel Fazenda Areia que Canta – que tem piscina, sauna, sala de jogos, quadra de tênis, restaurante, bosque e a nascente Areia que Canta, com água cristalina.
Acomodações: apartamento quádruplo com frigobar, ar-condicionado e telefone.
Passeios incluídos: verticália-arvorismo ou verticália-arvorismo infantil + boia-cross ou míni-rafting + Day Use no Alaya Centro de Aventura, com parede de escalada, + Day Use no Brotas Eco Parque, com banho em cachoeira e passeio de caiaque.
Preço: a partir de R$ 331 à vista ou 3x de R$ 113.
Tel.: (14) 3665-5656
Site: www.alaya.com.br


Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

O homem foi preso - (Foto: Reprodução/Polícia Civil de SP/TV Globo)

Família

Homem mata filha, transporta corpo em caixa e o queima para atingir ex-esposa