Bebês

Primeiros 1000 dias pode mudar radicalmente o destino da criança

Evento reuniu especialistas para discutir sobre nutrição gestacional e desenvolvimento infantil

Andressa Simonini

Andressa Simonini ,Filha de Branca Helena e Igor

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Aconteceu, em São Paulo, no Hotel Transamerica, o Curso de Imersão 1000 Dias, realizado pela Danone Early Life Nutrition. O evento que aconteceu ontem, dia 24, reuniu centenas de profissionais da área médica para discutir sobre o desenvolvimento e nutrição das crianças.

Foram discutidos assuntos como, a relevância da nutrição no desenvolvimento fetal e desfechos gestacionais, vínculo familiar e neurodesenvolvimento, políticas públicas para a primeira infância, etapas da alimentação nos dois primeiros anos de vida.

Já se ouve falar muito sobre pesquisas e estudos sobre os primeiros 1000 dias, mas é fundamental iniciativas como esta para levantar e reforçar o assunto que preza tanto a saúde e vida da mãe e do bebê, já que esse período é considerado um o mais importante, que pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.

Anúncio

FECHAR

Depende dos pais e dos profissionais da saúde as primeiras decisões que vão possibilitar uma saúde muito melhor para a criança. Vão influenciar também as atividades físicas e as habilidades de aprendizado.

Para isso, a preocupação começa durante a gestação. Quando a mãe escolhe se alimentar de uma forma saudável, já está fazendo uma programação genética para a saúde do seu filho na vida adulta.

Os primeiros 1000 dias são contados a partir do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade.

No evento, profissionais renomados foram os porta-vozes dessas discussões: Profa. Dra Ana Maria Ulhôa Escobar, que apresentou um estudo exclusivo, mas que só poderá ser divulgado nos próximos meses, Prof. Dr Carlos Nogueira, da ABRAN, Profa. Dra. Simone Diniz, da USP, Dr. Eduardo Queiroz, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, entre outros.

Ao final do dia foram apresentados os vencedores do prêmio Ciência Nos Primeiros 1000 Dias 2016 nas categorias: Pesquisa Clínica, Pesquisa Básica e Pesquisa Saúde Pública.

Leia também:

Como incentivar a independência do seu filho

Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e da fala do bebê

6 brincadeiras para estimular o desenvolvimento das crianças