Gravidez

Gravidez também muda o cabelo… e pra melhor!

As transformações hormonais podem deixar os fios brilhantes

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

É importante preferir os produtos orgânicos na gravidez (Foto: Shutterstock)

É importante preferir os produtos orgânicos na gravidez (Foto: Shutterstock)

De todas as mudanças que ocorrem com o nosso corpo e com o nosso organismo na gestação, existem algumas que podem nos deixar ainda mais bonitas. Os cabelos, por exemplo, ficam volumosos e brilhantes. Isso ocorre por causa das modificações hormonais.

Leia mais:

Mães podem tingir o cabelo durante o período de amamentação? Saiba

Anúncio

FECHAR

No pós-parto a queda de cabelos é intensa

Lendas e fatos da gravidez

“O estrogênio e a progesterona (hormônios femininos) aumentam e a testosterona (hormônio masculino) cai. Por isso, o fio fica mais tempo na fase de crescimento”, explica Juliana a ginecologista Spirandeli Amato, mãe de Guilherme e Sofia. Os cabelos podem ficar mais volumosos e a oleosidade também diminui. Essas mudanças, de acordo com a especialista, podem ocorrer já na segunda semana de gestação.

Com tantas transformações, é importante que a grávida mude seus cuidados com os fios. O indicado é preferir produtos naturais e orgânicos, livres de química. A lavagem com esses cosméticos pode ser feita todos os dias, mesmo com a redução da oleosidade. Caso não seja necessário, pode ser feita em dias intercalados, segundo a dermatologista Michele Haikal, filha de Mauro e Fátima.

Quando não for possível escolher orgânicos, é importante prestar atenção no rótulo de todos os shampoos, condicionadores e cremes. Cânfora, chumbo e ureia (em concentrações acima de 3%) são proibidos pela vigilância sanitária.

“A cânfora pode ser tóxica, causar defeitos no feto ou aborto, dependendo da exposição. Já o chumbo, quando presentes em cosméticos, causa intoxicação, com alteração do metabolismo e na pressão arterial da mãe. O bebê pode ter problemas até na parte neurológica”, alerta a dermatologista.

10 dicas que vão te ajudar a cuidar da pele do corpo todo na gravidez

De olho no rótulo: saiba quais cosméticos são proibidos na gravidez

Os perigos do chumbo também podem estar presentes em tinturas para cabelo. Por isso, é recomendado evitar pintar os fios na gestação. Outros procedimentos mais invasivos, como alisamentos, também devem ser evitados.

“A grande preocupação é quanto à absorção dos produtos. Como na gravidez, geralmente, não se testa este tipo de produto para não haver riscos para o feto, não há estudos suficientes para poder liberar o uso”, comenta a dermatologista.

Inverno: a estação pede cuidados básicos para peles e cabelos

Você sabia? Seu cérebro também muda durante a gravidez