Gravidez

Dúvida para decorar o quarto do bebê? Inspire-se em 4 ideias

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

quarto_bebe_masculino

Projeto da Silvana Lara Nogueira na loja Lilibee do D&D. O que predomina são as texturas. Os nichos agora servem para colocar enfeites e depois guardarão brinquedos (Foto: Divulgação)

Assim que recebemos a confirmação do teste de gravidez, o nosso mundo começa a girar em torno do bebê. Um dos assuntos que passa a fazer parte da rotina da grávida é como vai ser o cantinho do bebê. A gente quer que seja tudo lindo, perfeito e confortável para o nosso filho. Por isso, começamos a pesquisar e a idealizar como vai ser esse espaço.

Leia também:

42 imagens inspiradoras para a decoração do quarto do seu filho

Anúncio

FECHAR

Natureza em casa: conheça o estilo Waldorf de decoração

Primeiramente, o que precisa ser levado em conta é o tamanho do quarto, pois isso interfere na escolha do projeto de decoração. É o que explica a designer de produto Dani Mataresi, mãe de Maria Júlia e Rafael, dona da Lilibee, marca especializada em quartos de bebê e crianças. Para ela, o que não pode faltar no ambiente é uma poltrona de amamentação de qualidade, um enxoval macio e aconchegante e uma boa decoração nas paredes, que pode ser feita com papel, pintura, adesivo ou quadros.

Dani conta que alguns estudos de cor mostram que os tons mais suaves trazem mais tranquilidade para o bebê, mas está em alta o uso de cores mais fortes, como amarelo, vermelho, marinho etc.

Rocha_Andrade

Quarto romântico e contemporâneo em que predomina a suavidade dos tons criado por Patricia Rocha e Cristina Andrade, do Rocha Andrade Arquitetura, para a Lilibee da D&D (Foto: Divulgação)

A designer diz que a preferência número 1 das mães que atende ainda é o bege, acompanhado de detalhes em rosa, azul, verde e marinho. Nos projetos que desenvolve, o estilo mais adotado pelos pais é o clássico. “Ainda é a preferência das mamães de primeira viagem! Tons pastéis, babado, dourado, tudo bem delicado e mais romântico”, afirma.

Dani comenta que o estilo mais moderno, com cores fortes, linhas mais retas e mistura de texturas, tem conquistado espaço no último ano e agradado muito as mamães mais descoladas ou que estão na segunda gestação e querem um quarto mais versátil.

Para quem tem um quarto com espaço muito reduzido, Dani orienta utilizar uma versão de berço acoplada com a cômoda, que é compacto e atende bem funcionalmente.  Para quem vai contratar um escritório de arquitetura para fazer o projeto, ela explica que dificilmente é usado este tipo de peça.

40 dicas para decorar o quarto do seu filho 

Crie um cantinho de leitura

Christiane_Schiavoni

Christiane Schiavoni fez um ambiente inspirado em lembranças de viagens para a Lilibee da D&D. O projeto foi feito para o quarto de dois meninos (um bebê e uma criança maior). (Foto: Divulgação)

“Costumamos fazer o projeto e indicar o tamanho de cômoda e poltrona que fica mais adequado ao tamanho do quarto, sem comprometer a circulação. E paralelo a isso indicamos acessórios como gavetão em baixo do berço para guardar fraldas e posteriormente brinquedos, prateleiras e nichos que podem acomodar os brinquedos, caixas para guardar as miudezas de forma organizada”, comenta.

Sobre o principal erro na decoração do quarto clássico, a designer acredita que é o excesso, pois se houver um exagero em tudo a decoração fica pesada e não há harmonia entre as peças. No quarto moderno o principal erro é o oposto. Corre-se o risco de ser minimalista demais e o ambiente ficar “apagado” ou de misturar cores muito fortes e a combinação ficar pesada.

Quarto de bebê

Natália Meyer e Danielle Cortez, da MeyerCortez arquitetura, fugiram do tradicional para o projeto de um quarto de menina e mesclaram o rosa com as cores azul marinho e dourado. (Foto: Divulgação)

Lilibee

A loja inaugurou uma unidade no D&D Shoppping, na zona sul de São Paulo, na última quinta-feira, dia 21, com quatro ambientes projetados por um time renomado no mercado da decoração. Os ambientes apresentados são aconchegantes e cheios de personalidade.

Coisas que você esquecerá sobre a (difícil) fase do recém-nascido

Vídeo: Gêmeos prematuros dão as mãos com apenas 2 semanas de vida