Gravidez

Como anunciar a chegada de um irmãozinho

como anunciar a chegada de um irmãozinho

Publicado em 24/03/2015, às 19h32 - Atualizado em 09/03/2016, às 08h19 por Redação Pais&Filhos


como anunciar a chegada de um irmãozinho

No começo ele era o dono do pedaço. O quarto, a atenção da família, o amor, os brinquedos e a festinha de aniversário tinham o único dono. Mas, agora, vocês chegam para ele e dizem que vai ter de dividir o sofá de casa, o cafuné, o suco… E ainda querem que ele fique feliz? Calma, aí. Nem sempre contar para o primogênito que ele vai ter um irmão é fácil. “A criança pode se sentir traída e achar que perdeu lugar dentro de casa. Por isso os pais precisam ter cautela no momento de dar a notícia”, explica a psicóloga Cristiane Francisco Alves Lorga, mãe de Luiza, e especialista sobre intervenção familiar, do Instituto Terapia Sistêmica (ITS).

De acordo com ela, existem alguns macetes que os pais podem colocar em prática na hora de contar a novidade para a criança. Uma boa hora é durante as refeições. Isso porque esses horários possuem uma simbologia muito forte para as crianças, pois representam um dos momentos em que elas estão sendo cuidadas pelos pais. “O importante é falar com cuidado, observar a reação do filho e ter consciência de que  vão precisar falar desse assunto algumas vezes”, alerta.

Essa semana, rolou na internet um vídeo de uma menina que, ao ouvir do pai que ganharia um irmão, disse: “soltei um pum”. Assim mesmo, sem cerimônia. O pai morre de rir e a gente, assistindo ao vídeo, também. Mas é um exemplo de que o recado sobre a chegada do irmãozinho ainda não foi dado e de que outras conversas, talvez de outras formas, serão necessárias!

Livros e músicas

Se vocês estão tímidos ou não sabem como abordar a criança, existem alguns livros e músicas que podem ajudar a introduzir o assunto. No entanto, eles devem servir apenas como ferramenta, pois a melhor forma de fazer a criança entender é por meio do diálogo. A seguir você pode conferir algumas sugestões:

Os livros “Vou ganhar um irmãozinho! Menino ou menina?”, de Mimy Doinet, da editora Girassol conta a história da menina Carol ao saber que vai ganhar um irmão. A coleção conta com um álbum de recordações onde o primeiro filho pode contar sua experiência com o irmão.

Outra dica de livro é “O que é que eu faço, Afonso?”, de Sônia Barros, da Editora Atual. O livro fala da história de Clara, uma menina de 6 anos, que acredita ter perdido o amor dos pais por causa do irmãozinho que chegou e desabafa com seu ursinho chamado Afonso.

“Quero ser seu irmãozinho”, de Sandra Saruê, da editora Melhoramentos, também pode ser uma opção. Nele, o menino Guigo, de 6 anos, não sabe lidar com o nascimento do caçula e, de tanto ciúme, ele decide se transformar em um bebê.

O livro “Vou Ganhar um Irmãozinho”, escrito por Keys Gray, da editora Panda Books,  tem uma história um pouco diferente, pois ele mostra como o bebê se desenvolve na barriga da mãe e como a vida de toda família se transformar com sua chegada.

Você também pode escrever uma história para o seu filho primogênito contando a novidade. Se ele não gostar da notícia, a família pode continuar escrevendo a história junta. “É importante deixar ele manifestar os sentimentos que tiver sobre o bebê. Se quiser chamar o futuro irmão de bobo, chato ou outra coisa, os pais podem entrar na brincadeira. Quando os ânimos estiverem mais calmos, é hora de olhar a história junto com ele. Se ele disser que os pais vão deixar de amá-lo quando o segundo filho nascer, explique que não é verdade, que cada criança é única e insubstituível”, explica Cristiane.

O grupo “Palavra Cantada” tem uma música chamada “Irmãozinho”. Nela, o filho mais velho recebeu a notícia dos pais e não está muito contente. A situação da música pode ser usada para você mostrar empatia pelo momento que a criança está passando. “Se os pais tiverem compreensão pelos sentimentos do filho, ele se sentirá mais seguro, acolhido e compreendido”, diz a psicóloga.

Usar exemplos práticos

Se o seu filho tiver um amiguinho que tenha passado pela mesma situação, você pode mencionar a história dele. Algo como: “Lembra daquele seu amigo que ganhou um irmãozinho”. Esse tipo de abordagem também pode facilitar o momento de dar a notícia.

O que não fazer

Um erro muito comum é valorizar o irmão que ainda não nasceu. Acredite, essa pode ser a última coisa que seu filho quer escutar e pode deixá-lo muito inseguro e com raiva.

Valorize o mais velho, relembrando o momento que a família descobriu que você estava grávida, o sentimento do primeiro chute, quando você o segurou nos braços pela primeira vez. E explique que agora ele fará parte de todos esses momentos com um novo irmão. Outro engano é não levar em consideração o momento da vida que seu filho está e sair contando a notícia, sem ao menos se atentar se a criança sabe o que é um irmão. Caso esse seja o seu caso, explique para ele o que significa ter um irmão.

É importante não mudar a rotina da criança depois que o filho nascer. A baby planner Daniele Jafet, mãe de Maria Pietra e Stephano, sugere que os pais não coloquem o filho mais velho na escola assim que o bebê chegar. O melhor é fazer isso antes de ele nascer ou um pouco depois. “A criança pode achar que os pais não querem que ela fique em casa, por isso estão levando ela para a escola”, conta.

Inclusão é a solução

Se o seu filho está achando um saco a ideia de ter um irmão, você pode incluí-lo nas etapas da sua gravidez, pedindo a ele que ajude a escolher o nome do bebê ou levando ele para comprar uma roupinha, dizendo que agora ele é o irmão mais velho e ocupa um papel muito importante na família.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer