Família

Para começar já: 5 lições possíveis de finanças para crianças

Dá para começar a aprender desde cedo

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

licoes-financeiras

(Foto: Shutterstock)

Muitas crianças pensam que dinheiro surge do nada. Com essas noções aqui, você pode ajudá-lo a lidar melhor com as questões financeiras.

1 – De onde vem
Pergunte a uma criança de 5 anos de idade de onde vem o dinheiro e a resposta provavelmente será “o banco”, “mãe e pai”, “o presidente” ou “pessoas ricas”. Elas precisam aprender sobre como ganhar o dinheiro. Para isso, seu filho pode brincar de vender chocolate quente, brinquedos antigos ou ele coletar e reciclar latinhas.

2 – Noções de mercado de trabalho
Transforme o quarto ou sala de jogos em uma loja. Coloque etiquetas de preços em itens domésticos. Faça seu filho administrar o dinheiro que tem como se estivesse em supermercado, loja de brinquedos ou de roupas. Assim, ele vai precisar administrar o dinheiro que tem, o que pode gastar e o que quer comprar. Para aprender ainda mais, você pode pedir ajuda dele com isso na próxima vez em que for ao mercado com você.

Anúncio

FECHAR

3- Como administrar
Também é importante dar dinheiro para o seu filho. Se ele nunca tiver acesso, ele nunca aprenderá a lidar com isso. Você pode brincar com ele banco. Siga os mesmos passos que você tomaria em um banco real, perguntando se ela quer ter todo o dinheiro agora ou manter alguns em sua conta para tirar no futuro. Discuta as razões pelas quais ele pode querer economizar.

4 – Economia também importa
O seu filho também precisa aprender a economizar dinheiro. Vez ou outra diga a ele que por cada real que ele economizar, você vai dar 50 centavos a mais. Isso vai ajudá-lo a desenvolver hábitos inteligentes de poupança para o futuro.

5 -Necessidade X Desejo
As crianças estão frequentemente falando sobre o quanto precisam do novo brinquedo, mas elas precisam entender melhor os desejos e necessidades. Pra começar, você pode explicar que a necessidade é algo que ela deve ter para sobreviver, como ar, comida, água e abrigo. Explique também que desejo é algo que ela gostaria de ter. Todas as vezes que alguém da família disser que precisa de algo repreenda, inclusive você. Seu filho vai adorar quando você cometer os deslizes.

Leia também:

Conheça 5 maneiras de ensinar as crianças a lidar com dinheiro

E ai? Seu filho entende o valor do dinheiro?

O que é dinheiro? Crianças dão respostas hilárias em vídeo