Família

1 em cada 5 brasileiros são obesos; problema pode começar na infância

Saiba porque esse assunto merece sua atenção

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

obesidade-infantil

(Foto: Shutterstock)

Nesta segunda-feira (17), o Ministério da Saúde divulgou novos dados sobre a obesidade no Brasil. De cada 5 brasileiros, 1 é obeso. Esse número cresceu bastante em 10 anos. Em 2006, 11,8% era obesa. Já em 2016, passou a ser 18,9%.

Os dados são foram alcançados depois de uma pesquisa feita, de fevereiro a dezembro de 2016, com 53.210 pessoas maiores de 18 anos. Essa complicação, no entanto, pode começar ainda na infância. E é exatamente o que está acontecendo.

Os números das crianças brasileiras acima do peso são mais antigos, mas dá para ter uma ideia. Uma pesquisa feita entre 2008 e 2009 pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) registrou que entre meninos e meninas de 5 a 9 anos, 33% tinham excesso de peso e 14% obesidade

Anúncio

FECHAR

Falamos desse assunto na matéria “Não é fofo”, da edição de abril da Pais&Filhos. Não é fácil reconhecer que seu filho tem obesidade. A avaliação precisa ser feita por um médico. Depois de comprovado, a criança precisa de um ambiente de qualidade para se desenvolver melhor.

“Disciplina, rotina, qualidade nas refeições, horário para comer, para brincar e para dormir são regras que devem ser inseridas por pais e cuidadores na vida das crianças, mesmo que elas não apresentem obesidade”, explica a nutricionista Sophie Deram, mãe de Emilie, Victor, Audrey e Paul e autora do livro “O Peso das Dietas” (Editora Sensus).

Segundo a especialista, que é pesquisadora na área de obesidade infantil e também tem doutorado em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), se a criança já está obesa, o que se pode fazer é controlar a rotina e a qualidade dos alimentos oferecidos. “Tente dar preferência à comida de verdade, fresca e feita na hora”, recomenda Sophie.

Saiba mais sobre esse assunto na edição 565 da Pais&Filhos, já está nas bancas.

Leia também:

Obesidade também é desnutrição

Como falar com crianças sobre peso e saúde

Criança gordinha não é criança saudável

Pais&Filhos TV