Família

H1N1: Doentes crônicos e quem deu à luz há 45 dias podem se vacinar na grande São Paulo

A vacina contra H1N1 também está disponível para doentes crônicos e mulheres que deram à luz há 45 dias - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 18/04/2016, às 14h55 - Atualizado às 15h16 por Redação Pais&Filhos


A partir desta segunda-feira (18), pessoas com doenças crônicas (cardiopatia, diabetes e hipertensão) e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias podem se vacinar contra a gripe, incluindo a H1N1, na região da grande São Paulo.

Leia mais:

3 vacinas que a grávida precisa tomar

Atenção pais e mães: o calendário de vacinação mudou em 2016!

7 respostas sobre a vacinação contra polio e sarampo

A segunda etapa da campanha de vacinação, que começou na última segunda-feira (11), foi estendida e, agora, a meta é vacinar 80% do público-alvo, cerca de 3,2 milhões de pessoas. As vacinas podem ser tomadas em qualquer uma das 451 Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Aos sábados, as doses serão aplicadas nas 87 unidades da Assistência Médica Ambulatorial, das 7h às 19h. Os doentes crônicos precisam levar uma receita médica com o nome da doença por meio da Classificação Internacional de Doenças (CID).

As pessoas que fazem parte dos outros grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, índios, gestantes e crianças entre seis meses e cinco anos de idade, ainda podem tomar a vacina até o dia 30 de abril.

Além de São Paulo, outros estados também anteciparam a aplicação  da vacina que protege contra gripe e H1N1. Veja, abaixo, quais grupos de riscos podem ser vacinados.

Perder a caderneta não é motivo para deixar de vacinar seu filho

Tudo o que você precisa saber sobre vacinação

Distrito Federal: As doses serão aplicadas em todos os centros de saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde da rede pública e privada.

Espírito Santo: A Secretaria de Saúde orienta que apenas gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde tomem a vacina.

Bahia: Podem tomar a vacina idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, indígenas, pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Goiás: A campanha começou no último dia 12 em 79 municípios localizados nas Regionais de Saúde Central (com sede em Goiânia), Entorno Sul (sede em Aparecida de Goiânia), Pirineus (sede em Anápolis) e Estrada de Ferro (sede em Catalão).

Pará: Os postos de saúde receberam 50% das doses previstas para a aplicação em todos os grupos de riscos a partir desta segunda-feira (18). A previsão é que as demais doses sejam entregues até o dia 22 de abril.

Como preparar emocionalmente a criança para a vacina?

Contra-indicações a vacina são muito raras

Pernambuco: Começou hoje a vacinação apenas para os profissionais de saúde. A partir do dia 25, a vacinação será liberada para os demais grupos prioritários.

De acordo com o Ministério da Saúde, que tem alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação na dose anterior não podem tomar a vacina. Para quem está com doenças agudas, como febre, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Desde o início da campanha de vacinação, que foi antecipada por conta do aumento de casos de H1N1, 1,6 milhão de doses foram aplicadas. A vacinação atingiu 36% da cobertura do público-alvo previsto. De acordo com a secretaria, já foram imunizadas 396,2 mil crianças, 402,3 mil profissionais de saúde, 65,2 mil gestantes e 779,2 mil idosos.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar