Família

Elisabete Junqueira: “ser avó não é ser mãe duas vezes. É a consagração da maternidade”

shutterstock_583416112 - Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Publicado em 26/07/2017, às 10h40 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


No Dia dos Avós, além da festa, fica a reflexão: o que mudou nas famílias e o que significa ser avó hoje? A internet com sua enxurrada de informações ajuda, mas às vezes atrapalha, pois não sabemos onde está o que é certo, confiável. Pensando nisso, conversamos com Elisabete Junqueira, do portal Avosidades, dedicado aos avós:

O que é ser avó hoje? 
Novos tempos, novos avós. O amor e o afeto permanecem os mesmos. Atualmente, os avós têm muitas atividades. Uma parcela importante tem atividade profissional. Os interesses são muitos: viagens, lazer etc. A geração baby boomer (pessoas nascidas de 1946 a 1964) cresceu em uma sociedade de mudanças rápidas e, portanto muito habituada a grandes transformações. Estes são os avós de hoje. Os desafios dos novos avós são grandes. Temos uma geração de pais (especialmente as mães) muito bem informados, e muito inseguros. O acesso à informação, que ajuda muito, às vezes também atrapalha. Seguir o “script” que se idealiza para cada filho é, no mínimo, angustiante. A agenda das crianças também é repleta de atividades. Os avós devem ser muito cautelosos nas suas colocações, respeitar muito o papel dos pais na educação dos seus filhos.

De onde veio a ideia de criar o “avosidade”?
Procurei por toda a internet e por todas as publicações de todos os tipos sobre relacionamentos familiares e encontrei mais de 500 publicações sobre pais e filhos, e nada sobre avós e netos, a não ser um ou outro livro. Assim surgiu a ideia de criar o site. Aí, foram mais dois anos de pesquisas, de formatação do projeto, design do site, essas coisas. A nossa proposta é conectar gerações, servir de canal para que as pessoas compartilhem a alegria de ter gente nova na família, mas também compartilhem suas experiências na solução dos dilemas que surgem o tempo todo quando se junta gente com gente. Os textos, entrevistas, dicas, brincadeiras, músicas, tudo o que publicamos reflete esse clima de troca de conhecimento misturada com troca de afeto, o que é muito bom.

Para você, qual é a melhor parte de ser avó?
Pessoalmente não concordo que ser avó seja como ser mãe duas vezes. Contudo, a avŏsidade para mim é a consagração da maternidade. Tudo deu tão certo que seu filho ou sua filha se sentiu estimulado a lhe dar netos. A relação com o neto é diferente da relação com o filho, sem as pressões cotidianas e com a vantagem de se ter vivido situações semelhantes com os filhos. Há uma espécie de “encantamento” que não pudemos ter com os filhos, com receio de deseducá-los. Os avós não estragam os netos, os avós melhoram os netos.

Qual a importância de celebrarmos o dia dos avós?
Sabemos que datas têm uma enorme tendência a se tornarem acontecimentos comerciais. Felizmente, isso ainda não aconteceu com o Dia dos Avós. Estamos por sorte na fase de pleno afeto. Já tive oportunidade de participar de festinhas nas escolinhas dos netos celebrando a data. Uma experiência fantástica. As crianças cantando, dançando e brincando só para os avós. Outra virtude da data é que recebemos presentes feitos por eles próprios. Tem coisa melhor na vida?!

Como você vai celebrar essa data?
Como é aniversário do avŏsidade, tenho uma legenda de compromissos profissionais importantes para o dia: entrevistas… Com meus netos, já fiz a minha celebração antecipada. Passei o fim de semana grudada neles. Melhor presente!

Leia também:

Hoje é Dia dos Avós! Confira nossa galeria

Semana dos Avós: Palmirinha revela a receita que mais gosta de fazer para os netos

Pais&Filhos e Bebê Store unidos para trazer os melhores produtos!


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer