Família

Comida para todas as idades

Imagem Comida para todas as idades

Publicado em 22/05/2015, às 16h26 - Atualizado em 17/06/2015, às 08h34 por Redação Pais&Filhos


Nossos filhos tem um paladar diferente do nosso, ok, mas isso não significa que não podem comer o que nós comemos. Muito pelo contrário. Assim como quando você mostra seus valores para seu filho através dos exemplos que dá, quando se alimenta bem e de forma equilibrada mostra para a criança que isso é parte do dia a dia, sem crise. Ou seja, se para jantar tem arroz, feijão, salada, cenoura e peixe, para o seu filho o cardápio não precisa ser diferenciado.

No livro Crianças Francesas Não Fazem Manha, a autora Pamela Druckerman explica que na França, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, as crianças estão acostumadas com alimentos frescos e que nos restaurantes não há menus diferenciados para adultos e crianças. O exemplo não precisaria atravessar fronteiras internacionais, pense em quantos restaurantes você foi recentemente que tinham opções só para as crianças, o chamado menu kids, e outro, completamente diferente, para os adultos.

Segundo a autora, na França as crianças também comem batatas frita e hambúrguer quando vão a um restaurante do tipo fast food, mas esse não é o único tipo de alimento que agrada ao paladar delas. “A frescura extrema que se tornou normal nos Estados Unidos e na Inglaterra parece aos pais franceses um perigoso distúrbio alimentar, ou, no mínimo, um péssimo hábito”, diz Pamela.

E as consequências são importantes. Enquanto na França 3,1% das crianças entre 5 e 6 anos são obesas, nos Estados Unidos o número sobe para 10,4% em crianças de 2 a 5 anos. O segredo? Nenhum. O que acontece é um conjunto de fatores e ações. Por exemplo, em campanha, o governo francês lembra a população de comer pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. Além disso, para os pais franceses é quase uma missão  que os filhos conheçam e apreciem legumes e verduras, que conheçam o gosto de cada alimento e que saibam diferenciá-lo. Para estes pais, ensinar a comer faz parte da educação que devem aos filhos, da mesma forma como ensinam a dizem bom dia e obrigado.

Da mesma forma, as crianças são estimuladas a pensarem no cardápio e a prepararem o alimento. A comida não é assunto proibido, muito pelo contrário: os pais estimulam que os filhos falem sobre o que gostam e o que não gostam. O paladar da criança não é ignorado, mas também não é uma subestimação sobre o que as crianças gostam ou não de comer. Além disso, sobremesas e doces tampouco são cortados do cardápio das crianças. “O açúcar exite. E os pais sabem. Eles não tentam eliminar todos os doces da alimentação dos filhos. preferem encaixar os doces dentro do cadre [limite]”, explica a autora. Ou seja, para a criança o doce tem seu lugar.

Claro que cada país tem seus costumes e tradições. No Brasil, por exemplo, nos assimilamos aos pais americanos em alguns aspectos e aos franceses em outros. Mas o interessante é entender quais desses costumes nossos valem a pena serem mantidos o que podemos aprender com os pais franceses sobre alimentação.

Leia também

Entrevista com Pamela Druckerman

A arte de dizer não aos filhos

1º Seminário de Mães: os desafios de ser mãe nos dias de hoje


Palavras-chave
Alimentação

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Grávida, Virginia revela que não pode ter relações íntimas com o marido, Zé Felipe

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer