Família

Autismo: prepare sua roupa azul!

Dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

dia-do-autismo

(Foto: Shutterstock)

Dia 02 de abril de 2008 foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ideia é que as pessoas compreendam a importância de se solidarizar pela causa, porque autismo não afeta apenas a criança e sua família, mas a toda a sociedade.

A Organização Autism Speaks  promove todos os anos uma campanha mundial pela conscientização sobre esse dia, chamada “Light it up blue”. Nesse dia, vários monumentos e edifícios ao redor do mundo são iluminados por uma luz azul e as pessoas são convidadas a vestirem azul para apoiar a causa. Por que azul? O Autismo é mais frequente em meninos. “São de 3 a 4 meninos para cada menina”, explica Noemi Takiuchi, fonoaudióloga, filha de Aparecida Emiko e Wataru.

Só em 2012 houve aprovação de uma lei que possibilita a uma pessoa com autismo ter os mesmos direitos que alguém com deficiência. Porém inclusão não é só dar acesso à educação e saúde, mas também a todas as atividades de lazer e sociais. “Quando as pessoas não sabem o que está acontecendo reagem com estranhamento. É comum vermos famílias que não vão à restaurantes ou shoppings por causa da reação das pessoas”, comenta Noemi.

Anúncio

FECHAR

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo adere ao movimento desde 2012. Alunos e docentes vestem azul nesse dia. Aos poucos a instituição inteira se envolveu com a causa e todos os anos a campanha Vista Azul Pelo Autismo bomba. Nós apoiamos essa campanha – e você? Já separou a sua roupa azul?

Leia também:

Pense duas vezes antes de postar sobre seu filho nas redes sociais

“Você não vai fazer nada tão incrível quanto outro ser humano”

Estudo revela que a inteligência é herança da mãe

Pais&Filhos TV