Família

7 sinais de que a sua família está estressada

Você se identifica com algum deles?

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

estressada

(Foto: print do gif)

A gente sabe que o estresse faz parte da vida dos pais, mas o que muitas pessoas não percebem é que suas frustrações podem impactar os níveis de estresse das crianças também. Aqui estão 7 sinais que sua família está estressada e conselhos para se livrar disso.

1. Ninguém está dormindo direito

Anúncio

FECHAR

via GIPHY

Quando o seu nível de estresse está elevado, o sono é o primeiro a ser prejudicado (Olá, insônia!). Se a sua família está passando por isso, siga o conselho da pediatra representante do American Academy Of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) Tanya Altmann: “Coloque as crianças na cama meia hora mais cedo e vá dormir meia hora antes também!”.

2. Vocês estão gritando muito um com o outro

via GIPHY

Ainda se questionando se há pressão demais sob a sua família? Use os ouvidos! Normalmente quanto mais estressados estamos mais gritamos e ficamos nervosos. Sua própria voz pode ajudar a diminuir o volume. “Você pode dizer: ‘Mamãe precisa de um abraço e todos nós vamos nos acalmar juntos”, aconselha Altmann.

3. Vocês não estão mais jantando juntos na mesa

via GIPHY

Triste realidade: quando você e seu parceiro estão estressados, seu filho mais velho vai dar um jeito de escapar da mesa durante o jantar ou pedir para ficar no quarto. Para restaurar esse momento tente isso: cada um escreve em um pedaço de papel o que admira no outro, depois todos colocam em uma cesta no centro da mesa e após o jantar leem juntos.

4. Seu filho passa bastante tempo no quarto

via GIPHY

Durante tempos de estresse algumas crianças se fecham, crianças maiores preferem se trancar no quarto. Se identificou? “Converse com seus filhos, converse e continue conversando sempre. Mantenha o diálogo aberto”, aconselha Mary Alvord, psicóloga em Rockville, Maryland.

5. Você está tendo problemas no trabalho

via GIPHY

Perdeu o prazo final? Foi ruim em uma apresentação? Talvez o estresse seja o culpado, ele rouba sua habilidade de concentração e organização. “Se sair de casa pela manhã tem sido difícil, talvez você precise se preparar melhor na noite anterior. Converse com seu parceiro”, diz Alvord.

6. Todos estão ficando doentes

via GIPHY

Não importa a sua idade, estar estressado afeta diretamente o seu corpo. As crianças podem ter dor de barriga e pesadelos, enquanto os adolescentes têm dores de cabeça e os adultos sentem o estresse no joelho, pescoço, ombros e costas. Seja precavido, lave as mãos, faça exercícios e mantenha uma dieta saudável.

7. Vocês estão sempre correndo

via GIPHY

Apressados para aquela atividade da escola e correndo para chegar a tempo na reunião de pais? Cuidado, porque toda essa pressa pode se transformar em ansiedade. Se você se identificou com todos esses itens precisa apertar o botão “stop”. “Digamos que sua família está correndo de um lado para o outro como loucos, porque vocês estão atrasados. Pare o que você está fazendo. Respire. É melhor fazer as coisas com calma do que desenvolver problemas familiares no futuro”, diz Altmann.

Leia também:

Bagunça pode ser sinônimo de criatividade

Seus filhos podem ajudar no supermercado; Veja dicas

Meditação: ferramenta poderosa contra o estresse na gravidez

Pais&Filhos TV