Especiais

Patrícia Camargo: a brincadeira como forma de expressão

Patrícia Camargo explica porque esse tempo é essencial para a família

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

abre

(Foto: Divulgação)

Patrícia Camargo estará no nosso 3° Seminário Internacional Mãe Também É Gente, que acontecerá no dia 04 de maio, na Unibes Cultural em SP. Ela e a Patrícia Marinho tocam o site TempoJunto que fala sobre como você pode aproveitar o tempo melhor com seu filho. Camargo defende que a brincadeira é uma ótima forma de educar e passar mais tempo de qualidade com as crianças. Em entrevista para a Pais&Filhos, esse foi o assunto principal!

Por que vocês batem na tecla de que brincar é importante?

Eu trabalhei como voluntária em uma paróquia durante 22 anos. Nosso maior instrumento era a brincadeira. Lidávamos com crianças e adolescentes de diferentes classes sociais e era incrível como desenvolver os assuntos através das dinâmicas funcionava com eles. Por isso nós levamos essa ideia para o TempoJunto. As crianças têm mais facilidade de expressar seus sentimentos através da brincadeira do que durante uma conversa.

Anúncio

FECHAR

Como você faz para ter esse tempo com seus filhos?

Nós trabalhamos bastante, mas procuro encontrar momentos na minha rotina para brincar com as crianças. Qualquer momento mesmo. Por exemplo, estamos na fila do supermercado e, em vez de reclamar ou ficar no celular, eu pego um jogo de cartas na bolsa ou um quebra cabeça que nós mesmos fizemos e começo a me divertir com eles. Outra coisa que se tornou rotina em casa é que todos os dias, antes de dormir, eu e meu marido, jogamos com as crianças (jogos simples e rápidos), mas não deixamos de ter essa interação em família.

Qual conselho você dá para os pais conseguirem seguir esse exemplo?

Acredito que o primeiro passo é entender que a brincadeira é importante para a criança e o relacionamento familiar. Depois disso fica fácil arrumar tempo e disposição para brincar, afinal todo mundo quer o melhor para o seu filho. Comece com 15 minutos, você pode chegar do trabalho e passar esse tempinho brincando, com o tempo isso se tornará um hábito.

Leia também:

Vá ao 3° Seminário Internacional Pais&Filhos com desconto pelo 99Taxis

4 de maio: seu encontro com mães como você!

Sua felicidade é muito importante para o seu filho

rodapeS3_V5

Pais&Filhos TV