Especiais

10 filmes de Natal para você assistir com seu filho já

Pegue a pipoca, abrace seu filho no sofá e entre no clima natalino com esses clássicos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Estamos em contagem regressiva para o natal e nada melhor que programar um cineminha em casa com o seu pequeno. Listamos 10 filmes, clássicos natalinos, para você curtir com a família inteira.

1. A felicidade não se compra

Ano: 1946

Anúncio

FECHAR

Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore

Nós admitimos, esse filme de natal começa meio para baixo – O pai sem sorte, deseja nunca ter nascido – mas termina de um jeito lindo, graças à ajuda de um anjo atrapalhado.

 O que os pais gostam: Esse clássico faz a gente lembrar do que realmente importa na vida.

O que as crianças gostam: A mensagem positiva inspira as crianças. E nós duvidamos que sua família não vai se emocionar com esse filme.

 

2. O Expresso Polar

Ano: 2004

Elenco: Tom Hanks, Leslie Zemeckis, Peter Scolari

 Não é verdade que às vezes as adaptações de livros para filmes ficam péssimas? Que bom que este não é o caso desse filme. O Expresso Polar é um clássico de natal! Toda a aventura começa quando uma criança decide pegar um trem fantástico em direção ao Polo Norte.

 O que os pais gostam: Ver esse filme e não ter que ficar interpretando os personagens vai ser muito legal depois de ter lido o livro várias vezes para o seu filho.

O que as crianças gostam: Ver todo o sistema de trabalho do Papai Noel vai acabar com qualquer pergunta de “ele existe?” que o seu filho tiver (pelo menos por um ano).

 

3. Um herói de brinquedo

Ano: 1996

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Sinbad, Phill Hartman, Rita Wilson

 Antes de se tornar governador, Arnold Schwarzenegger fez o papel de um pai desesperado por um presente de natal para o seu filho: o último Tubo-Man da cidade. E ninguém – nem mesmo o Papai Noel – vai ficar no caminho dele.

O que os pais gostam: Mesmo que você nunca tenha enlouquecido em uma loja no período do ano em que elas mais lotam, poderá apreciar um pai desesperado tentando vencer no natal.

O que as crianças gostam: Qual criança não gosta de ver um adulto fazendo (de propósito) papel de idiota? Se a história do filme não fizer suas crianças rirem, as piadas com certeza vão.

 

4. O natal do Charlie Brown

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Ano: 1965

Elenco: Peter Robbins, Tracy Stratford, Christopher Shea

Charlie Brown está triste com o sentido materialista que as pessoas dão ao Natal. A solução da Lucy é que ele se torne diretor de uma peça teatral. Mas o que parecia ser fácil acaba se tornando algo frustrante. Então ele resolve pedir a ajuda de Linus que explica para Charlie Brown o verdadeiro sentido do Natal.

O que os pais gostam: Esse desenho é um clássico pelo jeito que toca o físico e o espírito. Quando Charlie Brown volta para casa, isso se torna uma grande metáfora para a época de esperança que é o natal.

O que as crianças gostam: As crianças vão adorar. A melhor parte é quando Sally escreve para o Papai Noel: “Por favor, tome notas da cor de cada item e mande quantos forem possíveis. Parece muito complicado, então torne mais fácil para você: apenas envie o dinheiro”.

  

5. Uma História de Natal

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Ano: 1983

Elenco: Peter Billingsley, Melinda Dillon, Darren McGavin, Scott Schwartz

 Raphie Parker quer uma arma BB para o natal – para ser preciso, uma Daisy Red Ryder. Ele está obcecado com isso, mas encontra oposição e descrença dos adultos, até uma visita do Papai Noel. Às vezes o Natal pode ser a mais surreal época do ano.

O que os pais gostam: As situações do filme são bem verdadeiras e engraçadas. Os pais de Ralphie são humanos e falhos como todos nós.

O que as crianças gostam: A história recria momentos bobos e divertidos da infância. Seus filhos vão adorar enxergar momentos da vida deles no filme.

 

6. Um duende em Nova York

Ano: 2003

Elenco: Will Ferrell, Bob Newhart, James Caan, Zooey Deschanel

 Colocado sem querer em um dos sacos do Papai Noel, Buddy é criado por elfos. Ele deixa o Polo Norte e vai procurar pelo seu pai biológico em Nova York. Não demora muito para ele encontrar o que procura.

O que os pais gostam: O filme nunca é muito frio ou muito doce, graças ao elfo inocente Will Ferrell. Adoramos quando ele confronta o falso departamento do Papai Noel gritando: “Você está sentado num trono de mentiras!”.

O que as crianças gostam: As crianças vão amar um homem super alto pulando para cima e para baixo e correndo como uma criança.

 

 7. Esqueceram de mim

Ano: 1990

Elenco: Macaulay Culkin, Catherine O’Hara, Joe Pesci, Daniel Stern

Quando o filho mais novo da família é deixado para trás, ele come muita comida gordurosa e sozinho defende a casa de ladrões. O que poderia ser um pesadelo – ser esquecido pela família – se torna em uma engraçada aventura.

O que os pais gostam: Os pais vão amar ver num filme o clima, a confusão e a loucura que sempre é o natal. E admita isso poderia acontecer. Você poderia esquecer um dos detalhes mais importantes: um dos seus filhos.

O que as crianças gostam: A ingenuidade de Kevin salva o dia e espanta os bandidos. É muito divertido assistir às aventuras da criança enquanto ela arma maneiras de pegar os vilões.

 

8. O Milagre da Rua 34

Ano: 1947

Elenco: Edmund Gwenn, Maureen O’Hara, John Payne, Natalie Wood

Fé entra em choque com a objetividade moderna quando Kris Kringle está escondido para ser o Papai Noel no Macy’s. O Papai Noel de verdade tem uma recepção fria e isso é botado em cheque na Suprema corte. Ele vai ganhar o coração das pessoas ou ser julgado como louco?

O que os pais gostam: O cinismo e materialismo estão dominando o mundo. Gwenn ganhou um Oscar pela sua atuação do desacreditado e descontente Papai Noel.

O que as crianças gostam: Ver é crer. Crianças são bem desconfiadas. Natalie Wood está adorável como a garotinha que questiona a existência do Papai Noel.

 

9. Meu Papai é Noel, Meu Papai é Noel 2

Ano: 1994

Elenco: Tim Allen, Eric Lloyd

O Papai Noel sofre um acidente enquanto entregava presentes. Machucado, ele resolve pedir ajuda de Scott. O homem aceita ser o Papai Noel daquele ano, mas logo percebe que está engordando e criando barba.

O que os pais gostam: Allen fica bem de Papai Noel. Os pais vão se identificar com o peso e cabelos brancos que Allen ganha durante a época do Natal.

O que as crianças gostam: Qual criança que nunca se sentiu deixada de lado por causa do estresse e correria dos pais durante as comemorações natalinas?

 

10. O Estranho Mundo de Jack

Ano: 1993

Elenco: Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O’Hara

Jack Skellington vive na Cidade do Halloween. Lá todo mundo passa o ano inteiro organizando o Halloween e Jack está cansado de fazer sempre a mesma coisa. Então, ele resolve sair da cidade e se aventurar na floresta. Nisso ele encontra alguns portais, cada um leva até um tipo de festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal. Quando o personagem retorna para a Cidade do Halloween, sem entender muito bem o que viu, ele tenta convencer as pessoas que moram lá a sequestrar o Papai Noel e fazerem o próprio Natal.

O que os pais gostam: Você vai gostar dessa mistura de tema sombrio que é o Halloween com o período mais espiritual do ano, que é o natal.

O que as crianças gostam: O filme é cheio de efeitos visuais bem legais.

Leia também:

Quer uma receita nova para o Natal? Aprenda a fazer biscoitos de waffle

Todos os gostos, idades e valores: 43 dicas de presentes para o Natal

Mão na massa! Aprenda com a gente a fazer cookies de árvore de Natal