Especiais

Veja 5 passos para organizar a rotina na volta às aulas

Seu filho pode ajudar neste processo

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

Dicas práticas para organizar a rotina na volta às aulas

Quando a rotina da família está prestes a mudar, o ideal é se programar com antecedência e não deixar tudo para a última hora. Com algumas dicas você pode organizar melhor o retorno do seu filho à escola e ajudar toda a família a entrar no ritmo novamente.

Para a psicóloga da Clínica Maia, Myriam Albers, mãe de Lorena, a melhor forma é envolver a criança em todos os processos. É importante deixar seu filho participar na hora de escolher a mochila, o material e a lancheira, por exemplo. Veja, a seguir, algumas medidas para colocar em prática antes do fim das férias:

Anúncio

FECHAR

Leia também

A idade certa de colocar o filho na escola

Pesquisa revela o que as crianças querem aprender na escola

Hora de acordar

O sono precisa ser readaptado, já que os horários provavelmente estão desregulados. Por isso, pelo menos uma semana antes do retorno, comece a colocar seu filho na cama cada dia um pouco mais cedo, para que no dia seguinte ele acorde mais próximo ao horário do aula.

Mochila pronta

Confira a lista dos materiais pedidos pela escola e veja se os que você vai reaproveitar estão conservados, como lápis de cor, tesoura, cola, apontador, borracha e a própria mochila. Peça a ajuda do seu filho para deixar tudo o que precisa levar no primeiro dia organizado.

Dicas práticas para organizar a rotina na volta às aulas (2)

Uniforme preparado

As crianças crescem muito rápido e as roupas que serviam durante o ano passado podem não caber mais agora. Além disso, é preciso conferir se o uniforme está em bom estado. Peça para ele experimentar todas as roupas, incluindo os calçados que costuma utilizar. Na véspera, deixe tudo separado para facilitar a manhã seguinte.

3 lições para ensinar antes da escola

Arrumando a lancheira

Deixe seu filho te ajudar a montar a lancheira do primeiro dia ou durante a primeira semana. Assim, ele começa a se acostumar com a ideia. Se conseguir fazer isto na noite anterior, melhor ainda. Vale lembrar que os horários da alimentação também precisam ser ajustados antes do final das férias.

De olho na agenda

Em algumas escolas, os pais recebem, no início do ano letivo, um calendário com todas as atividades que a escola terá. Já anote na agenda e se planeje com antecedência. 

E se eu for chamado na escola?

Escolha da primeira escola: saiba no que prestar atenção