Especiais

8 ideias que facilitam seu dia a dia

Veja algumas dicas que podem tornar sua rotina mais prática e organizada

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

8-IDEIAS-QUE-FACILITAM_shutterstock_370870367

Vida de mãe não é fácil. Ok, ninguém disse que seria, mas é tanta coisa pra fazer que às vezes a gente daria tudo por um dia de 30 horas. E como isso não é possível (ainda bem!), elencamos 8 ideias que ajudam a organizar as tarefas do cotidiano. Com uma rotina bem estabelecida e com a colaboração de todos, dá até pra aproveitar um tempinho vago pra você mesma.

Parar um pouco para se organizar – seja com planilhas, com tabelas, com listas – não é perda de tempo! Organização é tudo na rotina de uma casa e vai facilitar muito o seu dia a dia.

Anúncio

FECHAR

1-   Dê prioridades

Nem tudo precisa ser feito na mesma hora. Então, estabeleça prioridades – o que não pode deixar de ser feito, o que posso fazer mais tarde e o que pode ficar pra outro dia. Não se desgaste com o que pode ficar pra depois, pois já são muitas as funções inadiáveis e ninguém aqui precisa ser uma Super-Mãe! Se te ajudar, coloque suas tarefas no papel, em ordem de importância. Visualizar tudo que você tem pra fazer vai te ajudar a estabelecer as prioridades.

2-   Delegue funções

Se você tiver pessoas que te ajudem, não hesite em delegar algumas tarefas. Por exemplo, pedindo que alguém busque as crianças na escola, passando o almoço pra casa da avó umas duas vezes por semana e combinando com a mãe das amiguinhas uma carona do ballet. Pequenas ajudas se tornam grandes quando se tem pouco tempo e muitas funções. Não adianta querer dar conta de tudo. Essa é sua melhor chance de deixar o orgulho de lado e contar com a colaboração dos outros.

3-   Peça ajuda dos filhos

Quem disse que criança não pode ajudar? Desde cedo, é importante explicar a elas o valor do trabalho e a importância de ajudar, começando com tarefas bem simples como tirar a toalha da mesa ou guardar uma ou outra louça. Se você tiver filhos com diferença grande de idade, pode pedir ajuda ao mais velho, por exemplo, pra que ele brinque com o menor enquanto você passa roupa ou realiza alguma outra tarefa.

4-   Abasteça o congelador

Às vezes, pensar no cardápio dá mais trabalho do que cozinhar. A dica aqui é pegar um dia e passar umas horas na cozinha. Prepare alguns alimentos que possam ser congelados e separe em pequenas porções em potinhos. Assim, as coisas ficam mais fáceis na hora do almoço, já que é só descongelar e pronto! Parte da refeição está feita. Dois exemplos que vão muito bem: vegetais no vapor e feijão cozido. Não se esqueça de colocar etiquetas com a data em que o prato foi feito, para não deixar estragar. Ter um freezer cheio de alimentos saudáveis acaba sendo uma mão na roda no dia a dia.

5-   Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina bem definida é superimportante para as crianças. É muito bom que elas saibam o que acontece durante o dia pra que estejam sempre preparadas (pra se arrumar pra ir à escola, pra almoçar, fazer a lição de casa e daí por diante). Assim, você consegue saber direitinho quando tem horários livres e qual a melhor forma de dividir as tarefas ao longo do dia e da semana. Uma boa forma de organizar isso é fazendo uma tabela com os dias da semana na vertical e os horários na horizontal. Coloque a tabela preenchida com as atividades na geladeira, assim todo mundo tem acesso.

6-   Otimize o seu tempo

Arrumar a casa enquanto os filhos estão na escola é uma dica velha, mas não custa repetir. Da mesma forma, esperar juntar certa quantidade de roupa pra ligar a máquina de lavar e, depois, pra passar, também te ajuda a otimizar o tempo. Assim, além de economizar as horas, você poupa água e energia – atitudes que sempre vão bem. Se trabalha fora e só pode cuidar da casa à noite ou aos finais de semana, aproveite aquela dica ali em cima e mande as crianças por umas horinhas pra casa dos avós.

7-   Peça a colaboração de todos

Todos bagunçam, todos arrumam. Ensine as crianças a recolher seus brinquedos e colocar a roupa suja no cesto. Todos (e não só as crianças…) devem saber que o prato não vai levitando até a pia da cozinha e que a toalha molhada no colchão é uma péssima ideia. Quando todo mundo ajuda, fica mais fácil. E se você também vai fazendo pequenas tarefas de pouco em pouco, no fim, há menos trabalho.

8-   Aproveite a noite

Ninguém é de ferro e todo mundo precisa de um tempo pra recarregar as energias. Mas a verdade é que, às vezes, a noite é tudo que resta. Então, aproveite! Depois de colocar as crianças na cama, relaxe. Assista à sua série preferida, se esparrame no sofá e descanse. Ouça uma boa música, tome um vinho, leia um livro, namore ou seja lá o que for – faça aquilo que te deixa bem. Mesmo que ainda haja muita coisa para fazer, lembre-se que com o corpo descansado no dia seguinte você vai funcionar bem melhor!

Agora, aproveita e conta pra gente: quais são as suas táticas pra ganhar tempo e organizar o dia a dia?