Especiais

8 coisas que mães que trabalham de casa gostariam de dizer

Entenda um pouco mais amigos e familiares que levam essa vida

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

8-coisas-que-maes-que-trabalham-de-casa

Todos trabalhamos duro, mas uma mãe que trabalha em casa tem uma lista única de desafios. Este papel geralmente é mal-entendido.  Não estou falando apenas de mim, mas também de outros pais que trabalham em casa que eu conheço.

Vou dividir algumas coisas que nós realmente gostaríamos que as pessoas entendessem sobre o trabalho que temos que fazer todos os dias.

Anúncio

FECHAR

Eu não fico em casa apenas

Algumas pessoas pensam que quem trabalha de casa, só fica em casa. Tem uma grande diferença. Não se pode dizer que quem fica em casa não trabalha duro, porque ser mãe ou pai já é muito difícil, e é tempo integral. Mas fazer isso e ao mesmo tempo ter uma pilha de trabalhos com prazo para entregar, é totalmente diferente. Com certeza os pais que ficam em casa têm uma tonelada de outras coisas para fazer durante o dia, como lavar roupa e cozinhar, mas o mundo não vai acabar (na maioria dos casos) se as roupas tiverem que esperar até o dia seguinte.

Quando você tem que cumprir prazos do trabalho, você não pode deixar para depois. Ninguém se importa se o seu dia foi infernal. Só querem saber se o trabalho está feito. Não estou dizendo que eu trabalho mais do que quem só cuida dos filhos, mas só estou dizendo que o balanço é diferente.

Eu não tenho mais tempo para fazer as coisas

Algumas pessoas já me falaram “deve ser tão bom trabalhar de casa porque você pode muitas outras coisas enquanto trabalha – lavar roupa, limpar a casa”. Tecnicamente eu tenho a metade do tempo que eu uso. Quando a minha filha está dormindo, eu tenho que agilizar o meu trabalho e depois ainda tenho que fazer as tarefas diárias bem feitas. Na maior parte do tempo as coisas extras, como dobrar as minhas roupas (meu guarda-roupas está uma bagunça ultimamente) ficam de lado.

Trabalhar em casa não é necessariamente o melhor dos dois mundos

Tanta gente pensa assim! Você tem que ter a sua carreira e manter sua identidade pessoal enquanto tem que ser capaz de passar tempo brincando com as crianças. O que poderia ser melhor? Bom, honestamente, eu sinto como se estivesse fazendo um trabalho pobre tanto sendo mãe como escrevendo. Minha atenção não se divide entre as duas coisas, e eu sinto que não estou fazendo bem nem um nem outro.

Às vezes eu sonho em trabalhar fora, no escritório, sem distrações, ou então largar o trabalho pago e focar só em estar em casa com a minha filha. Eu sei que sou abençoada por ser capaz de fazer o que eu faço, e na maioria dos dias eu agradeço. Mas outras vezes eu me sinto sobrecarregada.

Nós também temos uma programação do que fazer

Não sei dizer quantas vezes pessoas ficaram espantadas com o quanto eu sou ocupada ou ficarem incomodadas porque eu tenho que marcar encontros e atividades com antecedência. Só porque eu não tenho que bater cartão não significa que eu não tenho que me programar. Alguns períodos do dia eu tenho que trabalhar e não posso abrir mão desses momentos. Sim, eu tenho flexibilidade quando eu preciso usar, mas eu gosto de fazer disso uma exceção e não uma regra. Trabalhar de casa requer uma tonelada de disciplina e isso significa não poder se divertir às vezes.

Nós não podemos fazer tudo, isso é mito

Eu acredito que é um equívoco dizer que pais que trabalham em casa são mágicos que estão aptos a fazer de tudo. Minhas amigas que não trabalham talvez digam “Como você acha tempo para tudo isso?”. E a resposta é simples: Eu não acho. Eu tento manter a minha casa arrumada, sem pratos na pia, e os banheiros tendem a ficar limpos. E é só. Eu escolho o que é mais importante para mim e o resto fica de lado.

Usar maquiagem todos os dias, guardar as roupas, limpeza pesada ou organizar as coisas simplesmente não acontecem. E, por favor, não pergunte quantas vezes eu uso meu aspirador de pó. O ponto é que não temos como fazer tudo isso e precisamos de ajuda. Eu sou muito grata por ter a minha mãe e a minha sogra para me ajudarem cuidando da minha filha, e então eu consigo terminar o meu trabalho. Sem elas eu não acredito que conseguiria.

Nós não trabalhos meio período

Na verdade nós trabalhamos mais do que o dia inteiro. Ser pai e mãe é um trabalho de período integral. E mais, nós provavelmente trabalhamos mais tempo do que as pessoas pensam porque tudo acaba tomando o dobro do tempo quando a gente se distrai em casa.

Não é mais fácil

Posso não ter que lidar com colegas de trabalho irritantes ou com dramas no escritório, mas definitivamente não é mais fácil. Na verdade, é mais difícil do que trabalhar fora por diversas razões. Não sei dizer o tanto de e-mails que recebo de pessoas perguntando como eu comecei a escrever e como elas poderiam ganhar dinheiro de casa também. A resposta mais curta é que eu tive um pouco de sorte e trabalhei duro. Eu realmente penso que a maioria das pessoas acha que eu trabalho muito menos horas do que eu realmente trabalho.

Eu às vezes me surpreendo quando eu respondo para elas falando sobre o tempo e os compromissos que envolvem o trabalho em casa. Tenho certeza que pensam que trabalho entre 5 e 10 horas por semana, quando na verdade chega perto de 30 horas. Isto por causa do engajamento nas mídias sociais e também porque trabalhar com distrações leva mais tempo e é menos produtivo.

Nós temos menos tempo livre

Às vezes eu sinto falta dos dias em que eu trabalhava fora. Eu tinha hora para entrar e para sair, tinha hora de almoço e férias. Eu lembro que antes de ter a minha filha eu pensava como a vida seria quando eu a tivesse e pudesse trabalhar de casa.  Eu ficava imaginando todas as coisas que eu poderia fazer uma vez que eu teria muito tempo livre. Agora, eu não tenho férias (tecnicamente eu tenho se eu terminar o que tiver que fazer) – a vida de freelancer – e eu mataria para ter de volta a hora de almoço ou então apenas uma pausa. Definitivamente, não tenho muito tempo livre.