Criança

Ler é tudo! E ainda estimula a fala das crianças

Contos de fadas, gibis, livros interativos... o que importa é folhear e deixar a imaginação livre

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

livros

(Foto: Shutterstock)

A gente já sabe que os livros são ótimos para estimular a imaginação e proporcionar um melhor desenvolvimento para as crianças, mas, além disso, as histórias também são capazes de ajudar no processo de aprendizado da fala e linguagem. “Explorar o universo imaginário e os diversos formatos dos livros ajuda a despertar a curiosidade e favorece a produção dos primeiros sons e palavras da criança”, comenta a fonoaudióloga Raquel Luzardo, mãe de Gabriel e especialista em linguagem e atendimento infantil.

Contos de fadas, gibis, livros interativos, livros-brinquedos, livros de tecido ou até de banho… o importante favorecer contato das crianças com o mundo da literatura! E isso pode começar cedo. Bebês entre 15 e 18 meses já conseguem aprender uma palavra nova a cada leitura partilhada e a relacioná-la ao objeto que representa, segundo a fonoaudióloga.

“Os bebês adoram livros com sons, por exemplo, que incentivam a imitação, aguça a curiosidade e a produção dos sons onomatopeicos e a nomeação das palavras,” indica. Veja mais dicas da especialista sobre como estimular a leitura em cada idade da criança e alguns livros bons para isso.

Anúncio

FECHAR

De 1 a 2 anos

Livros com texturas são os mais recomendados para essa idade, pois o toque é fundamental. As ilustrações também podem ser observadas porque chamam bastante a atenção da criançada dessa faixa etária.

De 2 a 4 anos

Escolha livros repletos de figuras e ilustrações com enredos mais curtos e letras grandes. Livros cartonados com páginas grossas também são opções recomendadas porque facilitam o manuseio. A princípio, seu filho poderá pedir que você conte a história. Mas, aos poucos vai descobrir como pode ser divertido “ler” do jeito dele.

De 5 a 7 anos

É comum a criança ter mais interesse por livros que apresentam figuras conhecidas como sol, árvores e flores com olhos e boca.

De 7 a 10 anos

Nessa fase, a criança passa a se sentir atraída por super-heróis, vilões, príncipes, princesas e, claro, bruxas. Portanto, aposte nesses temas. Como elas estão começando a ser alfabetizadas, prefira livros com letras grandes e de forma, facilitando o entendimento.

Títulos para estimular a imaginação e ampliar o vocabulário

1 – Quando mamãe virou um monstro – Joanna Harrison (Brinque-book)

2 – O pinguim chamado Pinguim que tinha pé frio – Jorge Chaskelmann  (Amarilys)

3 – O Ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado – Don e Audrey Wood (Brinque-book)

4 – O que tem dentro da sua fralda – Guido Van Genechten (Brinque-book)

5 – O Balde das chupetas – Bia Hetzel (Brinque-book)

6 – Seu soninho, cadê você? – Virginie Guerin

7 – Vai embora grande monstro verde – Ed Emberley ( Brinque-book)

8 – Maria vai com as outras – Sylvia Orthof (Ática)

9 – Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque (José Olympio)

Pais&Filhos TV